Aventureiro 1.0 ou a tradição: qual caminho escolher?

O Citroën C3 acaba de dar uma renovada para a linha 2026, e a ideia é impulsionar as vendas do hatch que chegou às lojas em 2022. Para isso, a marca francesa trouxe de volta a versão XTR, que promete um ar de aventura ao modelo, elevando ainda mais a vibe aventureira que já tinha. Mas será que isso é suficiente para competir com o campeão de vendas da categoria, o VW Polo Track?
Vamos fazer uma comparação esperta entre os dois, analisando as fichas técnicas e todos os detalhes desses dois hatches que disputam cada centavo do nosso bolso. A ideia aqui é entender se o novo C3 XTR tem, de fato, a força para se igualar ao carro de passeio mais vendido do Brasil ou se ele acaba por ficar nas sombras, mais próximo de modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi.
Preços e Acessibilidade
Quando falamos de preços, não dá pra ignorar que o Polo e o C3 estão em faixas bem próximas. O novíssimo C3 XTR chegou ao mercado custando R$ 96.990, mas nas concessionárias já dá pra encontrar por R$ 88.990. O Polo Track, na sua configuração inicial, começa com R$ 93.660, mas com as promoções de IPI Zero e bônus de fábrica, o preço pode cair para R$ 84.445. Então, dependendo da oferta, dá pra levar pra casa um carro bem legal sem estourar o orçamento.
Motor e C câmbio
Entrando na parte mecânica, ambos os modelos usam motores 1.0 aspirados já conhecidos. O C3 traz o motor Firefly, que a gente já conhece de outros veículos como o Mobi e o 208. O Polo, por sua vez, usa o motor MPI, que saiu de carros como o Up! e ainda está em uso no Tera.
No quesito potência, o Polo leva uma leve vantagem, com 84 cv no etanol e 77 cv na gasolina. Mas no torque, o C3 se destaca com 10,7 kgfm em ambas as condições. Isso se reflete na performance: o Polo vai de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, enquanto o C3 leva 14,1 segundos. Para quem está acostumado a dirigir no dia a dia, isso pode não fazer a maior diferença, mas quem gosta de uma acelerada vai perceber essa pequena diferença.
Tamanho e Proporções
Se olharmos pra medidas, fica nítido que cada um segue seu estilo. O Polo Track tem um design mais clássico, com 4.079 mm de comprimento e porta-malas de 300 litros. Por outro lado, o C3 XTR tem um apelo mais aventureiro, medindo 3.981 mm de comprimento e com um porta-malas um pouco maior, com 315 litros. Isso é ótimo pra quem planeja aquelas viagens de fim de semana ou até um rolê com a galera.
Interior e Equipamentos
No interior, o Polo mostra sua idade. Desde que chegou em 2017, poucas mudanças ocorreram. A versão Track é bem básica, com foco na redução de custos. Faltam itens como painel digital e até vidros elétricos traseiros. Em compensação, ele vem de série com 4 airbags, ar-condicionado, e algumas funcionalidades que fazem falta pra quem busca um pouco mais de conforto.
Já o C3 passou por um ajuste no visual e no interior, tentando se modernizar. A versão XTR vem recheada com painel digital de 7‘’ e ar-condicionado digital. Além disso, o acabamento é mais caprichado, com materiais que agradam aos olhos e ao toque.
Conclusão dos detalhes
Em resumo, o C3 XTR é mais indicado se você busca um hatch com uma proposta aventureira, posição elevada ao dirigir e mais equipamentos de série. O Polo Track, com sua abordagem mais tradicional, destaca-se pela ótima dirigibilidade e a confiabilidade de uma manutenção descomplicada.
Até agora, as vendas mostram a popularidade do Polo, que manteve a liderança com 83.065 unidades emplacadas entre janeiro e agosto de 2025. O C3, enquanto isso, ficou com 8.254 unidades, ocupando uma posição mais modesta. Mas quem quer sair do tradicional e apostar em um hatch diferenciado pode achar no C3 uma opção bem interessante, especialmente com as melhorias que ele recebeu na linha 2026.