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Aventureiro 1.0 ou a tradição: qual caminho escolher?

O Citroën C3 acaba de dar uma renovada para a linha 2026, e a ideia é impulsionar as vendas do hatch que chegou às lojas em 2022. Para isso, a marca francesa trouxe de volta a versão XTR, que promete um ar de aventura ao modelo, elevando ainda mais a vibe aventureira que já tinha. Mas será que isso é suficiente para competir com o campeão de vendas da categoria, o VW Polo Track?

Vamos fazer uma comparação esperta entre os dois, analisando as fichas técnicas e todos os detalhes desses dois hatches que disputam cada centavo do nosso bolso. A ideia aqui é entender se o novo C3 XTR tem, de fato, a força para se igualar ao carro de passeio mais vendido do Brasil ou se ele acaba por ficar nas sombras, mais próximo de modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi.

Preços e Acessibilidade

Quando falamos de preços, não dá pra ignorar que o Polo e o C3 estão em faixas bem próximas. O novíssimo C3 XTR chegou ao mercado custando R$ 96.990, mas nas concessionárias já dá pra encontrar por R$ 88.990. O Polo Track, na sua configuração inicial, começa com R$ 93.660, mas com as promoções de IPI Zero e bônus de fábrica, o preço pode cair para R$ 84.445. Então, dependendo da oferta, dá pra levar pra casa um carro bem legal sem estourar o orçamento.

Motor e C câmbio

Entrando na parte mecânica, ambos os modelos usam motores 1.0 aspirados já conhecidos. O C3 traz o motor Firefly, que a gente já conhece de outros veículos como o Mobi e o 208. O Polo, por sua vez, usa o motor MPI, que saiu de carros como o Up! e ainda está em uso no Tera.

No quesito potência, o Polo leva uma leve vantagem, com 84 cv no etanol e 77 cv na gasolina. Mas no torque, o C3 se destaca com 10,7 kgfm em ambas as condições. Isso se reflete na performance: o Polo vai de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, enquanto o C3 leva 14,1 segundos. Para quem está acostumado a dirigir no dia a dia, isso pode não fazer a maior diferença, mas quem gosta de uma acelerada vai perceber essa pequena diferença.

Tamanho e Proporções

Se olharmos pra medidas, fica nítido que cada um segue seu estilo. O Polo Track tem um design mais clássico, com 4.079 mm de comprimento e porta-malas de 300 litros. Por outro lado, o C3 XTR tem um apelo mais aventureiro, medindo 3.981 mm de comprimento e com um porta-malas um pouco maior, com 315 litros. Isso é ótimo pra quem planeja aquelas viagens de fim de semana ou até um rolê com a galera.

Interior e Equipamentos

No interior, o Polo mostra sua idade. Desde que chegou em 2017, poucas mudanças ocorreram. A versão Track é bem básica, com foco na redução de custos. Faltam itens como painel digital e até vidros elétricos traseiros. Em compensação, ele vem de série com 4 airbags, ar-condicionado, e algumas funcionalidades que fazem falta pra quem busca um pouco mais de conforto.

Já o C3 passou por um ajuste no visual e no interior, tentando se modernizar. A versão XTR vem recheada com painel digital de 7‘’ e ar-condicionado digital. Além disso, o acabamento é mais caprichado, com materiais que agradam aos olhos e ao toque.

Conclusão dos detalhes

Em resumo, o C3 XTR é mais indicado se você busca um hatch com uma proposta aventureira, posição elevada ao dirigir e mais equipamentos de série. O Polo Track, com sua abordagem mais tradicional, destaca-se pela ótima dirigibilidade e a confiabilidade de uma manutenção descomplicada.

Até agora, as vendas mostram a popularidade do Polo, que manteve a liderança com 83.065 unidades emplacadas entre janeiro e agosto de 2025. O C3, enquanto isso, ficou com 8.254 unidades, ocupando uma posição mais modesta. Mas quem quer sair do tradicional e apostar em um hatch diferenciado pode achar no C3 uma opção bem interessante, especialmente com as melhorias que ele recebeu na linha 2026.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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