Automotivo

Audi e Fraunhofer discutem futuro da logística automotiva com IA

A Audi está investindo em tecnologia para deixar sua produção ainda mais afiada. Na fábrica de Böllinger Höfe, onde são feitos modelos como o e-tron GT, eles estão testando o uso de inteligência artificial e robótica para facilitar a separação de peças, uma etapa conhecida como “picking”. O objetivo? Tornar tudo mais eficiente e reduzir o desgaste físico dos colaboradores.

Esses testes estão rolando em parceria com os institutos Fraunhofer, em um laboratório que simula o ambiente real da linha de montagem. A ideia é misturar talentos humanos com tecnologia, usando sensores e robôs móveis em tarefas repetitivas que podem ser pesadas. Quem já trabalhou em montagem sabe como isso pode ser cansativo, não é?

O que realmente chama atenção é a forma inovadora como esses testes são realizados. Os colaboradores usam óculos inteligentes equipados com câmeras infravermelhas, que rastreiam seus olhares e o esforço mental durante as tarefas. Assim, os engenheiros conseguem entender melhor os desafios enfrentados diariamente e identificar as partes mais críticas do processo.

Alexander Müller, que cuida da logística na Audi Sport, comentou que Böllinger Höfe é ideal para essas experiências por causa da personalização elevada de cada carro, o que torna o processo de picking ainda mais desafiador. Eles estão usando pedidos reais de veículos para garantir que as experiências sejam as mais próximas possível da rotina da fábrica. Isso faz uma diferença danada para adaptar as soluções tecnológicas às reais necessidades do dia a dia.

Outra parte interessante do projeto é o uso de visão computacional, que ajuda os robôs a identificarem peças e a minimizarem erros. Eles estão testando robôs com sensores 3D e pinças para auxiliar na separação e transporte de componentes, sempre em cooperação com os operadores humanos. Essa sinergia entre máquina e homem é super importante em ambientes como esses, onde a precisão é tudo.

Antes de começar os testes, uma análise profunda foi feita para entender onde a automação poderia fazer mais efeito. Essa etapa é crucial para garantir que o investimento em tecnologia realmente traga benefícios concretos na linha de montagem.

Essa iniciativa faz parte da estratégia 360factory da Audi, que busca digitalizar, flexibilizar e tornar a produção mais sustentável. Tudo isso se encaixa na AI25, um projeto desenvolvido pela Audi com a colaboração de instituições científicas e tecnológicas, visando acelerar a transformação digital na indústria automotiva.

Bernd Bienzeisler, do Instituto Fraunhofer IAO, destaca que essa união entre indústria e ciência abre portas para novas formas de trabalho, fundindo pesquisa com prática em tempo real. E isso, claro, reforça a Alemanha como um polo de inovação tecnológica na área de inteligência artificial aplicada à indústria.

Olha, pra quem ama carros e tecnologia, acompanhar essas inovações é como estar na pole position de um campeonato.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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