Automotivo

Audi A5 chega ao Brasil para competir com BMW Série 3

O novo Audi A5 chega para abalar corações e abrir discussões entre os apaixonados por carros. Você sabia que, há dois anos, a marca decidiu usar códigos numéricos pares para seus elétricos e ímpares para os a combustão? Pois é, mas essa moda não durou. No fim das contas, o A5 de terceira geração (código B10) veio para substituir o antigo A5 e até o icônico A4, que teve cinco gerações desde 1995.

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E ainda vem mais novidade por aí: o A4 vai voltar, mas em uma versão elétrica, chamada A4 e-tron, que deve ser apresentada na Europa no final do ano. Enquanto isso, o novo A5 já está em pré-venda no Brasil pelo precinho de R$ 380 mil, e as primeiras unidades entram na pista em setembro. Embora o lançamento oficial tenha acontecido no Rio de Janeiro, ainda não deu para sentir o ronco do motor nas ruas, já que os modelos mostrados eram importados e não estavam emplacados.

Potência e Consumo

O novo A5 chega em uma configuração única, equipado com um motor 2.0 turbo que entrega impressionantes 272 cv e 40,8 kgfm de torque entre 1.600 e 4.500 rpm. Esse motor é uma evolução do EA888, que tá na pista desde 2007 e agora está na sua versão evo5, com turbo de geometria variável para atender aos rigorosos padrões Euro 7 de emissões. Quem conhece, sabe que não é qualquer motor que aguenta esse tranco!

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Nas contas, são 68 cv a mais em relação à geração anterior dos A4 e A5. O desempenho? Você consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, com uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 210 km/h. Agora, imagina cruzar na Autobahn! O consumo gira em torno de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Para um sedã de 1.750 kg, isso é bem razoável.

Tração Quattro

E a tração? Todo A5 vem com a tração quattro Ultra, que opera em modo predominantemente dianteiro. Isso mesmo! Um sistema que acopla as rodas traseiras apenas quando a situação exige, ajudando a evitar arrasto desnecessário e desperdício de energia. Essa tecnologia é perfeita para quem pega estrada molhada ou quer segurança extra nas curvas.

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Dimensões e Design

O A5 cresceu, medindo agora 4,83 m de comprimento e 2,89 m de entre-eixos. Ele ficou um sedã mais largo e aerodinâmico — tá com cara de quem não tá pra brincadeira! O design é arrojado, com grandes aberturas no para-choque dianteiro. Comparado ao primeiro Audi A4, que era 11 cm mais curto que o atual A3 Sedan, a evolução é evidente.

Interior e Conectividade

Dentro do carro, você encontra um espaço generoso e um painel que exibe duas grandes telas horizontais. Uma terceira tela, que poderia ser um charme a mais na parte do carona, é proibida por aqui. Em vez dela, há um painel de plástico brilhante que, sinceramente, deixa a desejar.

O volante é estiloso, mas o formato pode não agradar a todos. O que realmente encanta é a posição de dirigir, que é perfeita para quem passa horas atrás do volante. O teto panorâmico e os ajustes de luz ambiente são um toque de classe.

Porta-Malas e Tecnologia

Sobre o porta-malas, ele é bem espaçoso, com capacidade de 417 litros e uma tampa que integra a vigia, lembrando aqueles clássicos. Lanternas traseiras em LED completam o visual, enquanto as maçanetas discretas garantem um design refinado.

Por dentro, você também vai encontrar som com 10 alto-falantes, bancos esportivos com ajustes elétricos e um pacote de tecnologia de assistência ao motorista que vale o investimento.

Com todo esse conjunto, o novo A5 não é apenas mais um carro de luxo, mas sim uma peça de engenharia pronta para oferecer emoção ao dirigir. Quem não ama sentir a adrenalina na pista?

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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