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Alemães revelam insegurança de carros antigos ao destruir VW Golf

Está dando uma olhada nesse VW Golf da segunda geração ali em cima? Ele teve que “dar tchau” para mostrar como a tecnologia de segurança dos carros evoluiu até hoje. E quem fez isso foi a Dekra, uma organização alemã de testes que vem atuando desde 1925, e agora, com isso, eles nos lembram quão importantes são esses avanços na segurança nas estradas.

Markus Egelhaaf, um pesquisador de acidentes da Dekra, ressalta que a inovação contínua e a aplicação de sistemas avançados realmente diminuíram bastante os riscos nas nossas andanças de carro. Olhando para o Relatório de Segurança Rodoviária 2025, “Mobilidade através dos tempos”, fica claro o quanto a segurança no trânsito melhorou.

Comparações interessantes ajudam a entender essa evolução. Eles colocaram lado a lado um VW Golf II de 1989 e o novo Golf VIII, que deve chegar ao mercado em 2024. Durante um teste de colisão em Neumünster, na Alemanha, o Golf II se deu mal: a colisão foi feita a 64 km/h com uma barreira e, segundo os testes do Euro NCAP, os resultados foram desoladores. Egelhaaf disse que os ocupantes do Golf II “dificilmente teriam sobrevivido”. O espaço do motorista se desfez, e as peças do carro entraram no habitat do motorista, colocando todo mundo em perigo.

Agora, quando o teste foi feito com o Golf VIII, a história foi bem diferente. O compartimento dos passageiros ficou estável, os airbags e outras tecnologias garantiram que os ocupantes saíssem com ferimentos leves, o que é uma grande vitória para a segurança!

Além da estrutura, o desempenho também foi comparado. Numa pista de testes, as distâncias de frenagem foram medidas em diferentes superfícies e velocidades, e o Golf VIII teve desempenhos 30% melhores que seu antecessor. Vamos combinar: é surreal como os novos sistemas de assistência, como o controle de estabilidade, ajudam os carros a lidarem com curvas muito melhor. Enquanto o Golf II começava a perder o controle a 65 km/h, o Golf VIII mantinha a estabilidade até 75 km/h sem precisar se preocupar. Isso faz toda a diferença, especialmente em estradas sinuosas que encontramos por aí.

Outro ponto que chama a atenção é a iluminação. Os faróis halógenos do Golf II eram uma revolução nos anos 80, mas perto dos LEDs que estão na moda hoje, eles parecem bem defasados. Os faróis LED do Golf VIII iluminam muito melhor, quase como luz do dia. E mais: essa melhoria torna muito mais fácil ver pedestres e ciclistas na estrada. E quem diria que luz pode salvar vidas, não é?

Ao fundo, Egelhaaf também aponta que, embora o progresso seja notável, não podemos deixar de lado a segurança por conta de tecnologias novas que focam em conectividade ou conforto. Afinal, é bom lembrar que, por mais confortável que seja dirigir, o que realmente importa é voltar para casa em segurança.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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