Abarth avalia futuro elétrico e novas possibilidades no mercado

Enquanto a Abarth tem se concentrado em modelos como o Pulse e o Fastback aqui no Brasil, a cena da marca na Itália conta uma história bem diferente. Por lá, o queridinho era o 500, na sua geração antiga, ainda movido a gasolina. Para se despedir desse ícone, a Abarth lançou uma série especial de 695 unidades, sendo que 8 delas vão para membros do clube da marca. Mas não se engane: isso pode não significar o fim dos Abarth a gasolina.
Quem deixou essa porta aberta foi Olivier François, o cabeça da Fiat e Abarth no mundo. Durante o lançamento do Grande Panda híbrido, ele foi questionado sobre o futuro da marca esportiva. E a resposta foi um mistério intrigante: “todas as opções estão na mesa”. Em outras palavras, não existe nada definido por enquanto, mas as vendas de carros elétricos ainda não estão animando muito.
Agora, falando do coração dos Abarth tradicionais, o motor 1.4 turbo de 4 cilindros fazia a alegria dos fãs, conhecido por oferecer uma performance empolgante. Esse motor foi bastante usado nos esportivos da Fiat, como o Punto e o Bravo. Mas devido a algumas mudanças na linha de produtos, especialmente com a chegada dos elétricos 500e e 600e, ele acabou sendo despachado para o passado.
Se a Abarth decidir voltar a equipar seus carros com motores a combustão, o forte candidato é o 1.2 Puretech de 3 cilindros, que já faz parte da família Peugeot-Citroën. O problema? A potência. Com um desempenho que pode chegar a 145 cv em sua versão híbrida leve, não é garantido que essa configuração consiga satisfazer o desejo de potência que os aficionados esperam de um Abarth.
Os números de potência dos Abarth nunca foram de supercarros, mas o 600e atual com seus 280 cv é o mais forte da história da marca. Para muitas pessoas, ter perto de 180 cv, como o antigo 1.4 Turbo do 500, seria o suficiente — especialmente considerando que a tração é sempre dianteira.
Quem de nós não sonha em sentir aquele frio na barriga ao pisar no acelerador de um Abarth? É aquele momento que vai além do trânsito, além da rotina. Com essas mudanças no mercado, a expectativa é manter viva essa paixão que muitos têm pelo escorpião.