Incerteza cai 7,6 pontos em junho, diz FGV
O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) apresentou uma redução de 7,6 pontos de maio para junho, caindo para 105,2 pontos. Esta informação foi divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com essa queda, o indicador volta a se situar em uma área considerada favorável, especialmente devido à diminuição na avaliação do componente de Mídia, mesmo diante de tensões geopolíticas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Quando analisado em médias móveis trimestrais, o IIE-Br também registrou uma diminuição de 1,9 ponto.
Em junho, a queda no Indicador de Incerteza foi a mais significativa do ano, sendo impulsionada principalmente pela redução no componente de Mídia. Esse alívio na incerteza econômica se relaciona com uma pausa nas tensões da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, além de uma resposta moderada dos mercados globais em relação ao aumento das tensões no Oriente Médio e seu impacto na economia mundial. No cenário interno, a economia brasileira tem mostrado resiliência, com sinais de que a inflação está começando a diminuir, o que é influenciado por uma política monetária mais rigorosa.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esses fatores refletem uma melhora nas expectativas em relação à economia, indicando um ambiente menos incerto para os próximos meses.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE