INSS solicita novo edital para concurso de técnico

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou ao Governo Federal a realização de um novo concurso para o cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio. O pedido foi confirmado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e atualmente está em análise.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O MGI não revelou quantas vagas estão sendo solicitadas, mas já foi informado anteriormente que o INSS está pedindo 7 mil oportunidades. Essa informação foi compartilhada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante uma reunião com representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.
O pedido do INSS inclui tanto as vagas para técnicos, que atuam em nível médio, quanto para analistas, que demandam formação superior. Atualmente, já existe um concurso autorizado, mas este se restringe apenas ao cargo de analista. Assim, muitos aguardam ansiosos a autorização do governo para a realização do concurso para técnicos, uma das posições mais esperadas da autarquia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O último concurso realizado para o cargo de técnico do seguro social teve sua validade encerrada em maio deste ano. Embora a seleção tenha sido prorrogada no ano anterior, não há mais cadastro de reserva vigente. Portanto, novas contratações nesse cargo só poderão ocorrer com um novo concurso público.
Antes do término da validade do concurso anterior, o governo autorizou o INSS a convocar 300 candidatos excedentes, ou seja, aqueles que foram aprovados além do número de vagas oferecido inicialmente. Com isso, a expectativa de convocação ficou em aproximadamente 1.500 candidatos. Entretanto, em janeiro deste ano, o INSS informou que não haveria tempo suficiente para convocar todos os aprovados, e essas 300 nomeações foram as últimas do processo seletivo anterior.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O último concurso, realizado em setembro de 2022, ofereceu mil vagas para o cargo de técnico do seguro social em todo o Brasil. Essa seleção foi organizada pelo Cebraspe e contou com a aplicação de provas objetivas, nas quais os candidatos responderam a 120 questões, divididas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Os aprovados passaram ainda por um curso de formação.
Os conteúdos cobrados nas provas de Conhecimentos Básicos incluíram Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico e Noções de Informática. Para ser considerado aprovado, o candidato precisava alcançar um mínimo de pontos estabelecido para cada parte do exame.
Com a solicitação de um novo concurso e o crescente número de pedidos, a expectativa é que o INSS consiga preencher as lacunas deixadas por aposentadorias e desligamentos, permitindo assim um serviço mais eficiente à população.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE