O que muda entre diferentes gerações?

Mais uma vez, a Nissan traz uma jogada estratégica ao lançar duas gerações do mesmo modelo simultaneamente. De um lado, temos o Kicks 2026, que chega todo modernizado, prometendo brigar de igual para igual com gigantes como Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V. Por outro lado, o Kicks Play continua no mercado como uma opção de entrada, competindo com o Fiat Pulse e o VW Tera. Essa estratégia já havia sido utilizada com o Versa, que manteve a versão antiga como V-Drive.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Essa é uma ótima oportunidade para compararmos as evoluções do SUV compacto. O novo Kicks está maior, mais sofisticado e agora conta com motores turbo, oferecendo um 1.0 turbo capaz de entregar até 125 cv, ligado a um câmbio de dupla embreagem. E aí, preparados para ver como as duas gerações se diferenciam em tamanho, motorização e design?
Dimensões
Quando falamos de dimensões, a única semelhança entre as duas gerações é o nome. O novo Kicks agora mede 4.365 mm de comprimento, um salto de 5,6 mm em relação ao modelo anterior. Essa diferença está em boa parte no entre-eixos, que subiu de 2.620 mm para 2.655 mm. Além disso, a largura também aumentou, passando de 1.750 mm para 1.800 mm, e a altura agora é de 1.620 mm, 30 mm a mais.Essa nova carroceria maior facilitou a instalação de um tanque de combustível com capacidade ampliada, que agora é de 48 litros, bem mais generoso do que o da geração anterior, que era criticado pelo tamanho reduzido.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Kicks Play | Novo Kicks | |
Comprimento | 4.310 mm | 4.365 mm |
Largura | 1.760 mm | 1.800 mm |
Altura | 1.610 mm | 1.620 mm |
Distância entre-eixos | 2.620 mm | 2.655 mm |
Porta-malas | 432 litros | 470 litros |
Tanque de combustível | 41 litros | 48 litros |
Mecânica
Agora, vamos falar de mecânica. O novo Kicks traz um motor 1.0 turbo flex, com três cilindros e 12 válvulas, que promete 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque chega a 22,4 kgfm com etanol e 20,4 kgfm com gasolina. Esse motor é resultado da colaboração entre a Nissan e a Renault, e é o mesmo que encontramos em outros SUVs menores, como o Kardian.Uma mudança significativa é a adoção do câmbio automatizado de dupla embreagem, substituindo o antigo sistema CVT. Essa troca promete melhorar a performance do SUV, que sempre teve um motor 1.6 aspirado. O Kicks Play, por sua vez, continua com o motor 1.6 aspirado, que apresenta uma potência de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina.
Com tudo isso, a nova geração do Kicks ficou um pouco mais lenta, cerca de 0,6 segundos a mais na aceleração de 0 a 100 km/h, mas isso é natural devido ao aumento de peso. Agora, a versão mais nova pesa entre 1.322 a 1.366 kg, enquanto o Kicks Play pesa 1.122 kg.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Especificação | Novo Kicks 2026 | Kicks Play |
Tipo | 3 cilindros, 12V, turbo, flex | 4 cilindros, 16V, aspirado, flex |
Potência (etanol) | 125 cv | 113 cv |
Potência (gasolina) | 120 cv | 110 cv |
Torque (etanol) | 22,4 kgfm | 15,2 kgfm |
Torque (gasolina) | 20,4 kgfm | 14,9 kgfm |
Transmissão | Automatizada DCT (dupla embreagem) | Automática CVT com 6 marchas simuladas |
0 a 100 km/h | 12,4 s | 11,8 s |
Tecnologia
O Kicks 2026 se beneficia de uma nova plataforma, a CMF-B High Spec, que trouxe uma série de recursos novos. Um deles é o sistema ProPILOT, que oferece assistência semi-autônoma, monitorando o ambiente ao redor do carro. Imagina só: o sistema controla a velocidade e mantém distância do veículo da frente, além de ajudar a manter o carro centralizado na faixa.Dentro do carro, as duas telas de 12,3” e 7” ou 12,3” no painel de instrumentos se integram de forma elegante. Com iluminação ambiente e acabamentos que parecem mais premium, o Kicks promete um ar mais sofisticado. E pela primeira vez, o modelo oferece teto solar panorâmico com abertura elétrica, uma adição que muitos motoristas vão adorar.
Por fora, as versões mais básicas vêm com rodas de 17” e as mais completas com aro 19, todas com pneus de alta performance. E os faróis? Agora são Full LED, trazendo mais iluminação e modernidade.
A antiga geração estava meio datada, e precisou mesmo dessa repaginada para continuar competitiva. O Kicks Play, por outro lado, oferece um custo-benefício interessante, mantendo-se no mesmo patamar de outras opções de entrada, mas oferecendo mais espaço e robustez.
Ah, e para quem está curioso, já tem um novo SUV a caminho. O Nissan Kait está em fase de testes e promete trazer mais novidades para o nosso mercado. Ele deve ser um modelo um pouco maior que o Kicks Play e promete pegar fogo na concorrência!
Com as novas alternativas, vamos ficar de olho em como essa briga entre SUVs compactos vai evoluir. Preparem-se para boas surpresas!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE