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China e sua estratégia para liderar o mercado de carros elétricos

Na China, os veículos elétricos deixaram de ser vistos como itens de luxo e se tornaram bastante acessíveis, mesmo para classes de renda mais baixa. No ano passado, quase a metade dos carros vendidos no país eram elétricos, marcando uma transformação significativa em um território que, há não muito tempo, era conhecido por sua grande quantidade de bicicletas.

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O governo chinês, desde o início do século, tem trabalhado para que a China se tornasse líder em tecnologias avançadas. Essa mudança começou a ganhar força em 2007, quando Wan Gang, um engenheiro formado na Alemanha, assumiu a posição de ministro do Comércio e da Ciência. Apesar de a China já ser o maior mercado automotivo do mundo, suas montadoras enfrentavam dificuldades para competir com as marcas renomadas da Europa, dos Estados Unidos e do Japão, especialmente em termos de qualidade e prestígio.

A inclusão dos veículos elétricos nos planos econômicos do governo chinês começou em 2001. No entanto, foi na década de 2010 que o governo começou a oferecer subsídios significativos para impulsionar o setor. Entre 2009 e 2023, estima-se que o governo gastou cerca de US$ 231 bilhões para desenvolver essa indústria.

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Esse estímulo financeiro abrange desde os consumidores e fabricantes de automóveis até empresas fornecedoras de eletricidade e baterias. Com isso, fabricantes como a BYD mudaram seu foco da produção de baterias para smartphones para a fabricação de veículos elétricos. Outra empresa relevante é a CATL, com sede em Ningde, que, desde 2011, se tornou um dos principais fornecedores de baterias do mundo, atendendo grandes montadoras como Tesla, Volkswagen e Ford.

A estratégia da China combina um planejamento de longo prazo com financiamento governamental, permitindo que o país se torne um líder nas cadeias de suprimento para produção de baterias. Além disso, a nação construiu a maior rede pública de carregamento do mundo, com estações de recarga concentradas em grandes cidades, facilitando o acesso dos motoristas a carregadores.

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Atualmente, a BYD se destaca como líder global na venda de veículos elétricos, superando a Tesla em vendas. Com um vasto mercado interno de mais de 1,4 bilhão de pessoas, a empresa está se expandindo para vendas internacionais. No Brasil, a BYD já é uma referência no segmento de carros elétricos e planeja abrir uma fábrica na Bahia. Várias outras startups chinesas também estão investindo na produção de veículos elétricos voltados para o mercado de massa, contribuindo ainda mais para a popularização desses automóveis.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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