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Goldman Sachs escolhe o melhor estoque de EV: Nio ou XPeng?

Desde 2009, a China é reconhecida como o maior mercado automotivo do mundo, e essa posição se deve à sua grande população e ao crescimento acelerado da classe média urbana. Em 2022, o país vendeu 26,88 milhões de novos carros. No ano seguinte, a produção interna superou 31 milhões de veículos, e até agora, 28% das vendas globais de automóveis vêm da China.

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Um dos fatores principais que têm impulsionado esse crescimento é a rápida adoção de veículos elétricos (EVs). Com forte apoio do governo e uma demanda crescente dos consumidores, a produção e a aceitação de EVs têm disparado. Atualmente, a China abriga cerca de 100 fabricantes ativos de veículos elétricos e tem o maior mercado de EV do mundo. A projeção é que esse mercado cresça a uma taxa anual de aproximadamente 18,4% até 2030.

Entretanto, essa rápida expansão provoca uma competição acirrada. O segmento de EVs se tornou um verdadeiro campo de batalha, onde guerras de preços e margens de lucro reduzidas se tornaram comuns.

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Para investidores, o crescimento do setor de EVs na China apresenta oportunidades, mas também riscos. Analistas estão acompanhando de perto o desempenho de duas das principais montadoras chinesas de veículos elétricos: Nio e XPeng. A análise busca diferenciar as empresas líderes das que estão ficando para trás, ajudando os investidores a decidir qual delas oferece o melhor potencial.

Nio

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Começando pela Nio, uma fabricante inovadora de carros elétricos, fundada em 2014. A empresa desenvolveu uma linha de modelos elétricos, incluindo nove modelos sob sua própria marca e outros de marcas como Onvo e Firefly. A Nio oferece uma gama que vai desde sedãs e SUVs de luxo até modelos mais acessíveis, com preços variando de aproximadamente R$ 84 mil a R$ 460 mil. A empresa se destaca por sua tecnologia de troca de baterias, permitindo que os motoristas substituam baterias descarregadas em estações específicas, o que elimina o tempo de recarga.

Entretanto, a Nio enfrentou desafios nos últimos meses. As ações da empresa caíram 22% no ano, devido a dificuldades em alcançar metas de vendas e cortes nas previsões de entrega. Em abril, a Nio entregou 23.900 veículos, com um ganho de 53% em relação ao ano anterior, mas em maio, as entregas caíram para 23.231, um aumento de apenas 13,1% em relação ao ano anterior. A receita no primeiro trimestre de 2025 foi de R$ 8,25 bilhões, com um aumento de 21,5%, mas abaixo do esperado. Além disso, a perda líquida foi maior do que no mesmo período do ano anterior.

A analista Tina Hou ressaltou que os esforços da Nio estão direcionados a melhorar a eficiência e reduzir perdas. No entanto, a empresa ainda não conseguiu ver resultados significativos desses esforços.

Atualmente, a Nio possui uma classificação de "Hold" entre os analistas, com um preço-alvo de R$ 19,52, indicando uma expectativa de valorização de 11% no próximo ano.

XPeng, Inc.

A XPeng, outra montadora de EVs, com sede em Guangzhou, foi fundada em 2014 e iniciou a produção regular em 2019. Nos últimos meses, a empresa tem visto um crescimento substancial nas suas produções e entregas. A XPeng oferece uma linha de veículos elétricos que inclui modelos de luxo, SUVs grandes e até um modelo de sete lugares. A empresa foca na classe média alta, que valoriza tecnologia de ponta em seus carros.

Além de fornecer garantias robustas, a XPeng estabeleceu uma rede de supercarregadores e estações de carga gratuitas, abrangendo 319 cidades na China. No primeiro trimestre de 2025, a XPeng entregou 94.008 veículos, um aumento de 331% em relação ao ano anterior. As receitas chegaram a R$ 10,21 bilhões, com um crescimento de 141,5% em relação ao ano passado.

Aanalista Tina Hou observa que a XPeng está se destacando pelo lançamento constante de novos modelos e pela velocidade de inovação. Ela considera a XPeng como uma opção de compra, com um preço-alvo de R$ 119,37, sugerindo uma valorização potencial de 29% no próximo ano.

De modo geral, a XPeng é bem vista pelos analistas, que atribuem a ela uma classificação de "Moderate Buy". O consenso é de que as ações têm potencial de valorização de até 33% nos próximos doze meses.

Esses pontos mostram que, embora as duas empresas tenham características semelhantes, a XPeng tem se destacado em termos de crescimento e inovação no competitivo mercado de veículos elétricos na China.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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