Cabine com detalhes que incluem seta por botão

Quando falamos de carros alemães, a gente costuma pensar em modelos clássicos, sempre muito sérios e com um design mais contido, certo? Mas o novo Audi Q3 2026 decidiu quebrar esse estereótipo com algumas mudanças que prometem polêmica. Vamos dar uma olhada nas novidades que esse SUV traz, começando pelos controles que mudaram de lugar.
Tradicionalmente, os carros vêm equipados com duas alavancas de setas: uma à esquerda e outra à direita do volante. A seta geralmente fica à esquerda, enquanto o sistema de limpadores fica do lado direito. Agora, no Q3, tudo isso se inverte. O sistema de limpadores vai para o lado esquerdo e ganha um botão giratório para ajustar a intensidade. Para quem já ficou preso em um dia de chuva, sabe como ter um limpador eficiente e de fácil acesso é fundamental, né?
E tem mais! A ponta da barra de comandos ainda se move para cima e para baixo para sinalizar, mas agora o acionamento dos faróis altos é feito pressionando a borda externa da barra. Para um toque rápido de luz alta, é só empurrar essa barra para frente. Isso pode parecer confuso à primeira vista, mas é uma mudança que muitos vão precisar de um tempo para se acostumar.
Outra mudança interessante é que o limpador traseiro agora tem seu próprio botão, também à esquerda. Um toque longo e ele entra em ação. Para quem costuma usar o limpador traseiro com frequência, essa mudança pode ser bem vinda!
E se você está se perguntando por que tudo isso mudou, a resposta está na reorganização do espaço no volante. A Audi resolveu realocar os controles de um lado para liberar espaço para o seletor de marchas, o que permitiu uma nova configuração do console central. Isso resultou, por exemplo, em um par de porta-copos e uma tampa deslizante que oculta duas portas USB-C e uma base de carregamento indutivo que, por sinal, é bem poderosa, com 15 Watts. Para quem usa o celular como GPS, essa é uma mão na roda.
A nova configuração vai demorar um tempinho para se ajustar, claro. Afinal, as alavancas tradicionais estão aí há décadas e a maioria dos motoristas nunca reclamou delas. Mas fica a dúvida: será que essa inovação vai ser bem recebida? O jeito é esperar para ver como a galera vai reagir a essas mudanças no volante do novo Audi Q3.