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Efeito Tera: VW Polo alcança preço do Renault Kwid em junho

Quando a Volkswagen anunciou o Tera, ficou bem claro que o Polo continuaria firme como a opção de entrada da marca. A ideia era ter espaço para os dois modelos sem que eles se “atrapalhassem” nas vendas. Mas, um mês após o lançamento do Tera, a realidade parece um pouco distinta.

O Polo ainda se mantém forte, com 8.483 unidades vendidas em maio — um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado. E sua liderança em cima do Fiat Argo (que emplacou 5.548 unidades) é bem notável, mantendo uma diferença de quase 4 mil carros. Porém, a distância entre os dois já começa a se encurtar, e para garantir que o Polo siga vendendo bem, a Volks lançou uma promoção que vai até o final de junho.

Se você está pensando em adquirir um Polo, a versão de entrada, a 1.0 MPI Track, que custa R$ 95.790, pode ser sua por R$ 85.790, caso você troque um carro usado. Para valer essa troca, o veículo deve ser de 2012 a 2023 e ter uma média de até 10 mil km rodados por ano. E não esqueça: o carro deve ter tudo em dia, como a chave reserva e o manual do proprietário.

Se a ideia for financiar, a Volkswagen dá uma força: dá pra entrar com R$ 35.796 (40% do valor) e parcelar o restante em 60 vezes de R$ 1.448,25, começando em até 30 dias. O resultado final, após juros, chega a R$ 122.691,05.

Na parte dos itens de série, o Polo Track não deixa a desejar. Ele vem com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente para subidas, ar-condicionado e um rádio bem legal, o Media Plus II. As rodas são de aço de 15 polegadas e os pneus são 185/65.

O motor que faz o Polo andar é o 1.0 MPI flex de três cilindros, que entrega 84 cv de potência. Se você curte economia, esse motor tem um desempenho que empolga: 9,3 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, esses números sobem para 13,5 km/l e 15,7 km/l. E olha, quem passa muito tempo em estrada sabe como uma boa economia faz diferença em viagens longas.

Agora, falando um pouquinho do Tera: ele surgiu para oferecer uma alternativa aos que procuram um SUV mais acessível. Mas, com isso, a Volkswagen fez algumas mudanças no Polo 2026, eliminando algumas versões para dar espaço ao novo modelo. É isso mesmo! Com a chegada do Tera, o Polo perdeu as versões MPI 1.0 manual, TSI 1.0 turbo manual e a Comfortline 1.0 turbo automática. Agora, sobraram as opções Track e Robust com motor 1.0 aspirado, além das opções turbinadas Sense e Highline.

Essas movimentações no portfólio mostram como a dinâmica do mercado é. Para quem está sempre atento às novidades e quer um carro com bom custo-benefício, o Polo ainda é uma opção sólida, especialmente com a promoção atual. A concorrência está acirrada, mas o Polo ainda tem muita “carreira” pela frente.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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