Notícias Agora

Caravana em apoio à Palestina é retida na Líbia e Cairo

Detenções em Caravanas Proram a Palestina e Marcha pela Paz

Nesta sexta-feira (13), uma caravana de apoio à Palestina que estava na Tunísia e um grupo de militantes envolvidos em uma marcha internacional partindo do Cairo em direção a Gaza foram detidos na Líbia e na saída do Cairo, respectivamente. Os organizadores das caravanas informaram sobre as detenciones.

Cerca de 40 integrantes da Global March, que se preparavam para seguir viagem, foram interceptados a aproximadamente 45 quilômetros da capital egípcia, com o agravante de estarem sob uma intensa onda de calor e com restrições de circulação na área. Seus passaportes foram confiscados, e outros 15 participantes estão sob vigilância em seus hotéis no Cairo. Entre os detidos, há cidadãos de várias nacionalidades, incluindo França, Espanha, Canadá, Turquia e Reino Unido. Os organizadores enfatizaram que o movimento é pacífico e solicita auxílio de embaixadas para que a marcha possa continuar.

A Global March, que atraiu cerca de 4 mil manifestantes de 50 países, tinha como objetivo atravessar a península do Sinai até a cidade de Arish, a mais de 350 km a leste do Cairo, e, em seguida, caminhar os últimos 50 quilômetros até a fronteira com a Faixa de Gaza, na região de Rafah.

Paralelamente, o comboio denominado "Sumud", que partiu da Tunísia e inclui aproximadamente 1.000 participantes de países como Argélia, Marrocos e Mauritânia, foi bloqueado na entrada da cidade de Sirte, na Líbia, controlada pelas forças de Khalifa Haftar. Ambos os movimentos têm como principal objetivo mostrar apoio ao povo palestino e foram organizados de forma independente.

A situação na Gaza também se deteriora, com crescente pressão internacional sobre Israel para permitir a entrada de ajuda humanitária. Após 20 meses de conflito entre Israel e o Hamas, que começou com um ataque do grupo palestino, o governo israelense enfrenta críticas por suas ações na região.

Além disso, sindicatos e organizações da França estão organizando uma marcha de Paris a Bruxelas a partir deste domingo, visando pressionar as autoridades europeias a implementar sanções contra Israel e exigir o término das hostilidades em Gaza. Essa mobilização começa no dia 15, às 17h, no Pavilhão de la Villette, localizado no 19º distrito de Paris. Os membros do movimento solicitam que líderes políticos da União Europeia ajam prontamente para encontrar uma solução pacífica.

Desde a retoma das hostilidades em março, o cenário se complicou. As operações militares israelenses na Gaza têm levado a um número elevado de vítimas. Segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, até agora, cerca de 55.207 palestinos, em sua maioria civis, perderam a vida devido aos ataques. Deste lado, o ataque realizado pelo Hamas em 7 de outubro resultou na morte de 1.219 pessoas em território israelense, incluindo muitos civis. Até o momento, 251 indivíduos foram seqüestrados, dos quais 54 ainda estão em cativeiro.

A escalada de violência e as detecções das caravanas representam um desafio para aqueles que destacam a necessidade de diálogo e paz na região.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo