Novo 308 revela design dos futuros modelos Peugeot

O Peugeot 308 passou um tempo relativamente curto no Brasil, entre 2012 e 2019. Durante esse período, a francesa tentou emplacar seu hatch médio, mas ele acabou não se consolidando como esperava. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, na Europa, o modelo segue firme e forte, recebendo atualizações e renovando sua imagem. E a grande notícia é que em breve teremos uma nova versão por aqui.
A expectativa é que o novo Peugeot 308 chegue até o final deste ano ou no começo de 2026. Essa nova geração deve trazer um visual repaginado, alinhando-se à nova identidade da marca. O que está por vir parece promissor, e, enquanto isso, já dá para imaginar algumas mudanças interessantes.
O que vem por aí no visual
Olha, as principais alterações devem rolar na parte da frente do carro. A Peugeot está apostando em linhas que se aproximam do design do SUV 3008, o que é um ponto positivo se compararmos ao hatch atual. Então, teremos uma grade diferente, com um efeito tridimensional bem bacana, além das luzes diurnas em LED em formato de “garra”. E para quem gosta de rodas, novas opções de liga leve devem acompanhar essa atualização.
Agora, em relação à traseira, as mudanças parecem mais discretas. Isso é comum em facelifts, onde as transformações não costumam ser tão radicais. Podemos esperar pequenas alterações nas lanternas e ajustes sutis na parte inferior do para-choque, onde ficam as saídas do escapamento.
Interior: o que está na mira?
A grande dúvida ainda é sobre o interior. Atualmente, o 308 adota uma configuração do i-Cockpit que já está um pouco datada. Ele tem uma tela de multimídia integrada ao painel e um volante menor, que lembra o do 208. Porém, se receber um upgrade, podemos ver a chegada do Panoramic i-Cockpit do 3008.
Essa nova configuração conta com uma tela de 21 polegadas, que é um espetáculo! A tela, levemente curva em direção ao motorista, traz mais modernidade e facilidade de acesso. Com isso, a Peugeot está tentando criar um ambiente mais conectado e prático para o motorista, fazendo com que a experiência ao volante fique ainda mais agradável.
Motorização: novidades na potência
Quando o assunto é motor, parece que o 308 vai manter algumas opções que já conquistaram os motoristas. Ele deve continuar oferecendo um motor híbrido leve a gasolina de 145 cv, além de um novo híbrido plug-in, com 195 cv e uma bateria de 19 kWh que garante cerca de 80 km de autonomia só no modo elétrico. Isso é um ótimo recurso para quem faz muitos trajetos urbanos e quer economizar combustível.
Ah, e não podemos esquecer da versão elétrica, que também deve passar por atualizações. Esperamos ver um motor de 213 cv acompanhado de uma bateria de 58,3 kWh, prometendo uma autonomia de cerca de 450 km. Então, ao que tudo indica, a Peugeot está se preparando para atender a todos os gostos e necessidades em termos de motorização.
Quem está de olho no hatch médio e aprecia a experiência de dirigir sabe que essas mudanças podem trazer um frescor necessário. E, claro, é sempre bom ter novidades no mercado para deixar a concorrência alerta — e nós, motoristas, aproveitamos essas inovações para desfrutar ainda mais do nosso dia a dia atrás do volante.