Automotivo

A segunda geração do Uno completa 15 anos de lançamento

Não dá para acreditar, mas já se passaram quinze anos desde que a Fiat lançou a segunda geração do Uno no Brasil. Lançado em 2010, esse modelo quadradinho, que chegou como uma opção de entrada na família Palio, acabou surpreendendo a todos, até a própria marca!

Desenvolvido no coração do Polo Automotivo de Betim, o Novo Uno buscou manter o charme do modelo original, que fez sucesso desde 1984. Para isso, ele veio com um design que remete ao passado, mas com um toque moderno e amigável. A ideia era criar um “quadrado arredondado”, como a Fiat chamava. E, convenhamos, esse estilo fez bastante sucesso nas ruas!

Design Marcante

Quando você olha para o Uno de perfil, percebe algumas mudanças bem legais: o teto ganhou altura, as lanternas foram para cima e ainda tem os três retângulos na grade frontal, que não têm função, mas dão um charme extra. Tudo isso pensando em deixar o carro mais diferente do que havia no mercado na época. O modelo definitivamente se destacou.

Versões e Opções

Logo de cara, o Novo Uno chegou com quatro versões: a Vivace 1.0 Fire EVO Flex, a Attractive 1.4 EVO Flex e a divertida Way, que também contava com motor 1.0 e 1.4. O legal é que ele se destacava pelas opções de personalização. Quem não lembra dos adesivos que davam aquela vibe tribal? E as cores? Em vez dos tradicionais preto, prata e branco, o Uno oferecia 14 opções, entre elas o incrível Amarelo Citrus e o Azul Splash, que viraram febre!

Potência e Desempenho

O motor Fire era uma das estrelas dessa versão, e quem se lembra desse tempinho sabe que eram motores bem eficientes. O 1.0 saiu com 73 cv e 9,5 kgfm de torque, enquanto o 1.4 oferecia 85 cv e 12,4 kgfm. Um detalhe a mais? O câmbio era manual de cinco marchas, o que combinava bem com o dia a dia nas ruas.

Inovações com Estilo

Em 2011, menos de um ano depois, a Fiat trouxe a opção de três portas e a versão esportiva Sporting. Esses modelos eram uma verdadeira evolução para quem vinha do Mille, já que traziam mais opções de configuração. A versão Sporting tinha uma suspensão mais baixa e um visual que chamava a atenção com faróis escurecidos e um interior estiloso, tudo com aquele toque esportivo.

Atualizações Necessárias

Chegando ao final de 2014, o Uno passou por uma atualização de visual e ganhou o sistema start-stop, que desligava o motor nas paradas. Foi o primeiro compacto brasileiro a sair de fábrica com esse recurso, o que mostrava que a Fiat estava investindo em tecnologia e eficiência. E testando o Uno Evolution, a galera percebeu um consumo interessante: 9,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

A Era Firefly

Em 2017, o Uno trouxe outra grande mudança com a chegada da nova linha de motores Firefly, junto com o segundo facelift. O visual ficou mais maduro, mas ainda mantendo algumas referências do passado. E olha que a lista de equipamentos cresceu: controle de tração e estabilidade se tornaram parte do pacote!

Uma Safra de Histórias

O Uno ficou mais do que apenas um carro: ele fez parte da história de milhões de brasileiros. Sua produção começou em agosto de 1984 e, até 2021, foram mais de 4,3 milhões de unidades. A despedida veio com a edição especial Uno Ciao, que trouxe uma carga emocional e nostalgia para todos que viveram o dia a dia ao volante desse compacto querido.

Essa trajetória é um lembrete do quanto um carro pode transcender o simples ato de dirigir e se tornar um verdadeiro companheiro de aventuras mágicas na vida de muitas pessoas. E quem teve o prazer de ter um Uno, com certeza, guarda boas memórias nas estradas!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo