Porsche retira 718 Boxster e Cayman a gasolina do mercado em outubro

Sabíamos que esse dia chegaria, e a verdade é que já dá até uma peninha de ver a Porsche se preparando para aposentá-los. Sim, os icônicos 718 Boxster e Cayman, que tanto amamos, estão chegando ao fim. Desde o ano passado, eles foram retirados de circulação na Europa por causa de novas regras de segurança cibernética, e agora, o resto do mundo também vai se despedir deles até o final deste ano.
Frank Wiesmann, o chefe de comunicação de produto da Porsche Cars North America, confirmou que a quarta geração dos dois modelos, a série 982, está em seus últimos meses de produção. As últimas unidades sairão da fábrica em outubro. Olhando para esses modelos, dá até uma nostalgia. Quem já teve a oportunidade de dirigir um deles sabe como é sentir a adrenalina ao volante.
Embora a principal linha de montagem em Zuffenhausen na Alemanha tenha fabricado essas belezuras desde 2016, parte da produção foi transferida para Osnabrück em 2022. Essa fábrica fará o T-Roc conversível até 2027, mas isso ainda não alivia a dor de perder o Boxster e o Cayman.
No ano passado, as vendas desses carros subiram 15%, atingindo 23.670 unidades. Mas, no primeiro trimestre deste ano, as vendas caíram 22%, totalizando 4.498 veículos. É compreensível, visto que eles estão fora de produção na União Europeia e em outros mercados devido à legislação nova.
Vale mencionar que o Boxster RS Spyder e o Cayman GT4 RS continuarão disponíveis, já que são edições especiais e não precisam seguir as novas regras por serem fabricados em quantidades limitadas. Uma pequena luz no fim do túnel, certa?
Agora, a Porsche está em um momento de transição. Enquanto muitos modelos são rapidamente substituídos por novos, a marca anunciou que não teremos um sucessor direto para o 718 tão cedo. Os Boxster e Cayman elétricos ainda estão em desenvolvimento e as expectativas são que eles tragam uma experiência de direção ainda mais pura, mais dinâmica e, claro, mais potente.
A Porsche até admitiu que a meta de ter 80% de suas vendas oriundas de veículos elétricos até 2030 não é mais viável. Mas isso não muda o fato de que os modelos com motor a combustão vão sair de cena. Por outro lado, o Cayenne e o Panamera continuarão existindo com motores a gasolina, pelo menos até a próxima década.
É curioso notar que a Porsche está planejando até um SUV movido a gasolina como substituto do Macan, que já tem 11 anos de estrada. Se aprovado, ele deve chegar perto do final da década, e pode ser que tenhamos também novas opções híbridas.
E não é só isso. A fabricante está considerando adicionar motores a combustão a carros originalmente pensados como totalmente elétricos. Algo que gera bastante expectativa entre os fãs da velocidade e da tradicional potência dos motores a gasolina.
Enquanto isso, o CEO Oliver Blume fez questão de afirmar que o desenvolvimento de um novo SUV grande, com três fileiras de assentos, ainda está firme e forte. E posso imaginar como vai ser bom acelerar um desses na estrada, com liberdade para sentir toda a potência e a adrenalina que só um Porsche oferece.