Receita libera na sexta-feira consulta ao maior lote de restituição da história – Nacional

Na próxima sexta-feira, dia 23, a Receita Federal irá liberar, a partir das 10 horas, a consulta ao primeiro lote de restituição do ano de 2025. Este lote é inédito, pois será o maior da história, abrangendo 6,3 milhões de contribuintes.
No total, 6.257.108 pessoas receberão um montante de R$ 11 bilhões em restituições, que incluirão também valores de anos anteriores. As restituições estão divididas de maneira a priorizar determinados grupos de contribuintes:
– 2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber via Pix;
– 2.346.445 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
– 1.096.168 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
– 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
– 199.338 pessoas com deficiência física ou mental ou com doenças graves.
É importante destacar que os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo Pix receberam prioridade neste ano, mesmo que não houvesse essa determinação por lei.
Os interessados poderão consultar se foram contemplados pelo lote na página da Receita Federal. Para isso, basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
O pagamento das restituições será efetuado no dia 30 de maio, e o valor será depositado na conta ou na chave Pix do tipo CPF que o contribuinte informou na declaração. Caso não esteja na lista de recebimento, é recomendável que o contribuinte acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se surgir alguma pendência, será necessário enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta indicada, como em casos de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não consiga resgatar o valor de sua restituição após um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o usuário deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.