04/04/2026
Folha do Noroeste»Dicas/Insights»PSV sob Bosz: mais gols, Til em destaque

PSV sob Bosz: mais gols, Til em destaque

PSV tem novamente a chance de conquistar seu 27º título nacional neste fim de semana. Seria o terceiro título consecutivo para o clube de Eindhoven. O que mostram os números dos três anos sob o comando do treinador Peter Bosz?

Primeiro, um número excepcionalmente alto de gols, como já era esperado com a chegada de Bosz no verão de 2023.

O PSV marcou muitos gols desde então. Nas duas últimas temporadas, o clube superou a marca de cem gols na Eredivisie (111 e 103). O PSV só havia conseguido isso quatro vezes desde o início do futebol profissional em 1954/1955.

Com seis rodadas restantes, questiona-se se o time de Eindhoven voltará a superar os cem gols. O marcador está atualmente em 78, então o PSV precisa de uma grande performance para atingir novamente esse marco.

Ainda assim, a capacidade de fazer gols do PSV aumentou claramente nos últimos anos: antes da chegada de Bosz, o PSV não passou de 89, 86 e 75 gols, respectivamente, em suas três temporadas finais.

O jogo ofensivo rendeu ao PSV apenas em 2024 o artilheiro da Eredivisie: Luuk de Jong, com 29 gols. Ele dividiu o título na época com Vangelis Pavlidis, do AZ. De Jong foi o artilheiro do clube no ano passado, com quatorze gols.

O título de artilheiro deste ano parece ir para o jogador do Feyenoord, Ayase Ueda. O japonês está agora com 22 gols. No PSV, Ismael Saibari e Guus Til, com doze gols na Eredivisie, são atualmente os maiores artilheiros do clube.

Til, Joey Veerman e Jerdy Schouten provaram ser os favoritos do treinador Bosz até agora. O trio jogou mais partidas da Eredivisie pelo PSV sob o comando do treinador.

Til e Veerman se destacam numericamente sob Bosz: Til marcou 32 gols e deu 21 assistências em 85 jogos, e Veerman marcou 14 vezes e deu 37 assistências em 82 partidas.

Veerman foi o rei das assistências na Eredivisie em 2023/2024 (dezesseis) e está a caminho de sê-lo novamente esta temporada.

O jogador de Volendam está agora com treze assistências decisivas, seguido por Mohamed Ihattaren (Fortuna Sittard) e Souffian El Karouani (FC Utrecht), cada um com dez assistências.

Um título honorário do qual o PSV provavelmente abrirá mão este ano é o prêmio de fair play.

O elenco de Bosz recebeu o menor número de cartões amarelos da Eredivisie nas últimas duas temporadas (30 e 34), o que faz sentido para um time com mentalidade ofensiva.

Mas este ano, o PSV já cometeu consideravelmente mais faltas. O clube já recebeu 39 cartões amarelos e dois vermelhos. Três clubes receberam menos cartões amarelos nesta temporada (Telstar, FC Twente e Excelsior).

Anass Salah-Eddine foi, proporcionalmente, o jogador do PSV mais punido esta temporada, com três cartões amarelos e um vermelho em apenas quinze jogos do campeonato.

Apesar dos números impressionantes sob Bosz, o PSV deve tomar cuidado para não sofrer sua terceira derrota consecutiva no sábado. Na história do clube, o PSV só perdeu três jogos consecutivos da Eredivisie em 2001 e 2014.

Os números, no entanto, falam a favor do PSV. O time de Eindhoven perdeu apenas uma das 54 partidas da Eredivisie em casa contra o FC Utrecht (47 vitórias, 6 empates). Isso aconteceu em 25 de outubro de 1980.

Por fim, o PSV ainda pode se tornar o campeão mais antecipado de todos os tempos. Para isso, precisa de uma vitória sobre o Utrecht no sábado, e o Feyenoord não pode vencer no domingo contra o FC Volendam. Assim, o clube quebraria seu próprio recorde de 1977/1978, quando o PSV foi campeão em 8 de abril.

O lateral-esquerdo do PSV, Salah-Eddine, perderá o possível jogo do título devido a suspensão. O treinador Bosz demonstrou insatisfação com o desempenho recente da equipe e com questionamentos da mídia. O líder PSV sofreu sua segunda derrota da temporada para o Telstar. O clube recentemente perdeu sua segunda partida na liga para o FC Volendam. Há expectativa sobre a volta de Guus Til para um jogo decisivo. Com o título se aproximando, Bosz precisa manter a equipe focada. Em confronto recente, o FC Groningen pressionou, mas o PSV saiu com a vitória.

Sobre o autor: Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Ver todos os posts →