Jetour entra no mercado europeu com nova aposta chinesa

A marca chinesa Jetour, que faz parte do grupo Chery, está desembarcando na Europa, e a Polônia foi escolhida como o primeiro destino. Para começar com o pé direito, eles estão trazendo três modelos a gasolina: o X70 Plus, Dashing e T2. Essa estratégia é uma jogada inteligente para evitar as altas tarifas de até 45,3% que a União Europeia impõe aos elétricos chineses.
A Jetour planeja abrir 30 concessionárias na Polônia até 2026, contando com a parceria do Asian Automotive Distribution Center, que já administra outras oito marcas na região. Esse é o tipo de oportunidade que pode fazer a diferença para ganhar espaço no mercado emergente da Europa, que vem mostrando um crescimento considerável.
Yan Jun, o vice-presidente executivo da Jetour, não escondeu o otimismo durante o lançamento em Varsóvia. Ele mencionou que, se a demanda pelos novos SUVs for boa, eles poderão até pensar em produzir localmente no futuro. E os números animam: o mercado polonês teve um crescimento das vendas de automóveis de 5,8% nos primeiros seis meses de 2025. Para quem gosta de dirigir, isso significa mais opções nas concessionárias.
Os modelos que chegaram são bem variados: o X70 Plus é um SUV espaçoso para até sete ocupantes, enquanto o Dashing, que traduzido do chinês significa “grande sábio”, é um crossover médio. O T2 é voltado para quem gosta de aventura, sendo um off-road robusto e com uma versão 4×4. Eles têm versões híbridas em outros mercados, mas por enquanto, na Polônia, só estarão disponíveis as configurações a gasolina.
No Brasil, a chegada da Jetour é uma questão de tempo. Com uma abordagem mais focada para quem curte um off-road, já é possível ver os modelos T1 e T2 em ação por aqui, passando em testes. O visual quadradinho deles pode ser uma novidade atraente no mercado, competindo com modelos como o GWM Tank. Esses SUVs são feitos em uma plataforma similar à do Caoa Chery Tiggo 7 e do Jaecoo 7, e a marca já iniciou até contratações para se estabelecer no Brasil.
Expectativas Europeias da Jetour
O movimento da Jetour na Europa reflete uma tendência de crescimento das marcas chinesas por lá. Só no primeiro semestre de 2025, empresas como BYD, MG, Chery e Xpeng venderam aproximadamente 347 mil veículos em 28 países, atingindo cerca de 5,1% do mercado. Isso é quase o dobro do que tiveram em 2024 e mostra que o jogo está mudando.
As marcas chinesas estão de olho em mercados estratégicos, como Alemanha e França, além de buscarem preços competitivos e subsídios da eletrificação. O sucesso ainda não é garantido, pois elas precisam lidar com a construção de uma base sólida de pós-venda e conquistar a confiança dos consumidores, além de enfrentar tarifas e regulamentações.
A MG se destacou, com 153 mil carros vendidos na Europa só no primeiro semestre de 2025, uma alta de 33,5% em relação ao ano anterior. Grande parte desse sucesso se deve ao SUV ZS Hybrid+, que caiu no gosto dos europeus. E não podemos esquecer que a BYD também se destacou com 70.500 veículos emplacados, oferecendo opções como o SUV Atto 3 e o hatch Dolphin.
Por outro lado, a Leapmotor tem uma estratégia distinta. Está se preparando para iniciar a produção na Espanha em 2026, deixando a Polônia para oferecer modelos elétricos mais sofisticados. Essa mudança visa escapar de tarifas mais altas na importação de seus veículos.
A movimentação dessas marcas mostra que o cenário dos automóveis na Europa está mudando, e nós, apaixonados por carros, estamos de olho nas novidades que virão.