Mini 5 Pro da DJI é o novo drone que não está disponível nos EUA

A DJI lançou em 2023 o Mini 5 Pro, um drone compacto que promete elevar a qualidade das filmagens. Essa nova versão é a primeira da marca a contar com um sensor de 50 megapixels, um salto em relação ao sensor de 1/1,3 polegada encontrado no Mini 4 Pro. Com dimensões de 15,19 x 11,11 mm, o novo sensor oferece mais de duas vezes a área do anterior, permitindo captar maior quantidade de luz e proporcionando uma dinâmica de até 14 pontos, prometendo imagens de qualidade superior.
O Mini 5 Pro se destaca não apenas pelo sensor, mas também pela eficiência da bateria. Ele pode voar por até 36 minutos, dois minutos a mais que seu antecessor, mantendo um peso inferior a 250 gramas. Com uma bateria estendida, o drone pode alcançar até 52 minutos de voo, estabelecendo um novo recorde para os drones não industriais da DJI. Contudo, a bateria estendida não estará disponível para venda na Europa devido a regulamentos que visam limitar o peso dos drones.
Entre as novidades, o Mini 5 Pro também apresenta melhorias na tecnologia de detecção de obstáculos. Ele agora conta com um sistema de baixa luminosidade semelhante ao do modelo Air, permitindo retornos seguros mesmo em condições de pouca luz. O drone pode seguir rotas de voo programadas, voltando ao ponto de decolagem, mesmo sem sinal de satélite.
A velocidade de subida também foi aprimorada, permitindo que o Mini 5 Pro suba a 10 metros por segundo (aproximadamente 36 km/h) e voe horizontalmente a 42 km/h, superando as capacidades do Mini 4 Pro. Além disso, as gravações em 4K foram ampliadas para uma taxa de 120 quadros por segundo, com um intervalo ISO que chega a 12800.
No que diz respeito à capacidade de armazenamento, o Mini 5 Pro oferece 42 GB de espaço interno, elimando a necessidade de cartão SD, que era comum em versões anteriores. Embora a conexão sem fio não tenha avançado muito, agora o modelo conta com Wi-Fi 6, possibilitando transferências de dados mais rápidas, de até 100 MB/s.
O novo drone também ganha um modo “Med-Tele” de 48 mm, mas este é um zoom digital, que, embora possa não ser comparável ao zoom óptico de 70 mm do modelo Air, é uma adição interessante para a filmagem a distância.
O Mini 5 Pro traz novos recursos inspirados em outros modelos da DJI, como um gimbal que permite rotação de mais de 225 graus e o acionamento automático ao desdobrar suas asas, sem a necessidade de pressionar botões.
Porém, a disponibilidade do Mini 5 Pro pode ser um desafio. A DJI não planeja vender oficialmente o drone nos Estados Unidos e não criará um site específico para o produto no país. Em vez disso, o drone pode ser encontrado em lotes limitados em varejistas, caso as importações não sejam barradas pela alfândega.
No Canadá, o Mini 5 Pro terá um preço sugerido de cerca de 769 dólares, mas esse valor pode variar no mercado americano devido a tarifas comerciais. A DJI não aumentou os preços significativamente este ano, mas questões como tarifas de importação podem resultar em custos mais altos em algumas regiões.
O Mini 5 Pro estará disponível em pacotes que incluem baterias adicionais e acessórios. Vale lembrar que não existe a possibilidade de trocar hélices e filtros entre os modelos Mini 5 Pro e Mini 4 Pro. As novas baterias não são compatíveis com drones anteriores, embora a DJI permita tecnicamente o uso de baterias de modelos anteriores, não recomenda essa prática.