GAC revela concorrente do BYD Shark com estreia marcada no Brasil

A GAC Motors está com tudo para fazer sua estreia no Brasil. Com uma apresentação marcada para o dia 23 de maio, essa gigante chinesa chega ao nosso mercado com a ambição de produzir mais de 2,5 milhões de veículos anualmente, alcançando mais de 70 países. O portfólio promete ser bem variado, com opções elétricas da linha Aion, híbridas e a combustão da linha Trumpchi, todas com previsão de lançamento até 2025.
Mas tem uma novidade que tá dando o que falar: a picape 01. Essa belezura foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de Xangai, que rolou entre 23 de abril e 2 de maio. Embora a produção em larga escala esteja marcada para 2027, a GAC está de olho em mercados internacionais, como Austrália e Arábia Saudita, além da América do Sul.
Falando em picapes, esse segmento tem crescido bastante na China. De acordo com dados recentes, só no primeiro trimestre de 2025 foram exportadas 62 mil picapes, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Isso representa quase metade das vendas desse segmento. Quem diria que picapes seriam tão populares por lá, né?
Visual futurista
O design da picape 01 lembra bastante a ousadia da Tesla Cybertruck, com linhas retas e robustas. A ideia é criar um modelo versátil, que navegue bem tanto nas ruas das cidades quanto em trilhas off-road. Ela será construída sobre a plataforma GAIA, que promete adaptar a suspensão e a entrega de potência conforme a necessidade.
É bom lembrar que o conceito ainda é bem arrojado, com ângulos retos e barras de LED na iluminação. E os retrovisores, que são substituídos por câmeras, trazem um toque futurista a mais. Claro, pode ser que a versão final dê uma suavizada na ousadia, mas quem sabe a GAC não continue nessa linha diferenciada?
Fábrica nacional
Recentemente, a GAC deu um passo importante na sua trajetória no Brasil. Durante uma audiência com o presidente na China, o CEO da marca, Feng Xingya, anunciou que a montadora vai produzir veículos aqui no Brasil, mais especificamente em Catalão (GO), com investimento de cerca de US$ 1,3 bilhão. Olha que interessante: a GAC não quer só vender, mas também enraizar-se no mercado brasileiro.
Além da fábrica, eles também planejam criar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste. Essa é uma ótima notícia não apenas para a produção, mas também para fomentar a inovação e atender as demandas locais. O local ainda está em avaliação, mas com certeza é um sinal de que a GAC está comprometida em fazer tudo acontecer por aqui.
Aproveitando que estamos falando de inovação, pense em como é diferente dirigir um carro que foi pensado com tecnologia de ponta. Isso pode trazer um conforto todo especial, especialmente em viagens longas ou em trechos mais complicados.