Tesla vê queda de 8,56% nas vendas na China em abril

A Tesla tem enfrentado um mês difícil na China. Em abril, a montadora vendeu 28.731 carros no país, o que representa uma queda de 8,56% em comparação ao mesmo mês do ano passado. E quando a gente olha para março, essa queda fica ainda mais evidente: foram 74.127 unidades, uma diferença de impressionantes 61,24%.
Essa redução é sentida também na participação de mercado. As vendas de carros elétricos a bateria (BEVs) caíram para 5,14% em abril, bem abaixo dos 11,47% que a marca registrou em março. E entre os veículos de nova energia (NEVs), a participação da Tesla passou de 7,48% para 3,17%. Uma mudança e tanto!

A boa notícia é que, apesar da queda nas vendas internas, a Tesla conseguiu vender um total de 58.459 carros em abril, incluindo exportações. Desses, 29.728 unidades foram para o exterior. E olha que as exportações subiram mais de 530% em relação a março, embora ainda estejam 3,31% abaixo do que foi exportado em abril do ano passado.
O destaque foi para o Model Y, que vendeu 33.960 unidades no mês, 6,25% a mais do que em abril de 2023. Já o Model 3 não teve um desempenho tão bom, com uma queda de 18,89%, somando 24.499 unidades.
Se pensarmos no acumulado de janeiro a abril, a Tesla vendeu 163.338 carros na China. Essa quantidade é praticamente a mesma do ano passado, com uma leve queda de 0,31%.
A fábrica de Xangai, onde são produzidos os Model 3 e Model Y, é a principal base da Tesla fora dos Estados Unidos. A estratégia da empresa é legal: na primeira metade do trimestre, eles focam nas exportações, e na segunda, nas vendas para o mercado chinês. E assim, a operação continua girando.
Mas, enquanto a Tesla passa por esses desafios, o setor de carros elétricos como um todo não para de crescer. Em abril, as vendas de NEVs na China chegaram a 905 mil unidades, com um crescimento de 33,98% em relação ao ano passado, mesmo que tenha havido uma queda de 8,68% em comparação a março.
Só para ter uma ideia, os BEVs venderam 559 mil unidades, quase 38% a mais do que no ano passado, embora tenham caído 13,47% em relação ao mês anterior. Muitos fabricantes, como a Joint Venture da Hyundai, estão investindo pesado no mercado chinês, com lançamentos como o SUV elétrico Elexio.
É um cenário dinâmico e desafiador, e quem é apaixonado por carros está sempre de olho nas movimentações do mercado!