Último dia para inscrições no Mais Médicos é nesta quinta-feira (8)

As inscrições para o programa Mais Médicos se encerram nesta quinta-feira, 8 de setembro. O Ministério da Saúde está oferecendo 3.174 vagas para médicos que queiram trabalhar na atenção primária em regiões prioritárias, como áreas remotas ou com alta vulnerabilidade, onde há falta desses profissionais.
Do total de vagas, 3.066 serão oferecidas em 1.620 municípios, enquanto 108 vagas estão destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Os interessados podem consultar a lista completa das vagas disponíveis na página oficial do programa.
Perfil dos Profissionais
Para se inscrever no 41º ciclo do Mais Médicos, os candidatos devem atender a algumas exigências:
1. Ser médico formado no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou ter diploma revalidado no país.
2. Ser médico brasileiro formado no exterior (intercambista brasileiro).
3. Ser médico estrangeiro com habilitação para atuar na medicina em seu país (intercambista estrangeiro).
Os médicos formados fora do Brasil precisam concluir um treinamento específico, conhecido como Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esse treinamento prepara os profissionais para lidar com urgências e emergências, além de doenças comuns nas regiões onde atuarão.
Além do diploma e da formação, é necessário apresentar documentação que comprove que o candidato está em situação regular em relação às obrigações legais e, caso sejam homens, com as obrigações militares. Os médicos também precisam estar em dia com a Justiça Eleitoral, se forem brasileiros.
Inscrição
O processo de inscrição deve ser realizado pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). Neste momento, os candidatos precisam anexar uma declaração informando sobre suas condições de conhecimento da língua portuguesa e das normas do Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente de sua nacionalidade.
Os médicos selecionados para o Mais Médicos terão direito a diversos benefícios, como bolsa de formação e ajuda de custo. Eles podem atuar no programa por até 48 meses, sem vínculo empregatício.
Cadastro Reserva
Nesta nova seleção, o Ministério da Saúde criou a possibilidade de cadastro reserva. Isso permite que 2.450 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas em edições anteriores possam participar da nova oportunidade.
Importância do Programa
O programa Mais Médicos é fundamental para garantir a assistência de saúde a mais de 63 milhões de brasileiros. Atualmente, há 24,9 mil médicos trabalhando em 4,2 mil municípios, com 1,7 mil dessas localidades apresentando altos índices de vulnerabilidade social. Dentre os profissionais em atividade pelo programa, 601 estão alocados em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
O Ministério da Saúde visa aumentar o acesso aos serviços de saúde na atenção primária, melhorar o tempo de espera por atendimentos por meio do uso do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS) e promover avanços significativos na saúde indígena.