Automotivo

BYD contesta declarações do CEO da Stellantis sobre vendas na Alemanha

A rivalidade entre a BYD e a Leapmotor está dando o que falar no mundo automotivo. Essa disputa foi reacendida após algumas declarações do CEO da Stellantis, Antonio Filosa, que fez comentários sobre as vendas na Alemanha. A BYD, claro, não deixou barato e contestou a afirmação de que a Leapmotor a teria superado. Agora, a briga se concentra em números, especialmente no que diz respeito a veículos elétricos e híbridos.

Entre janeiro e agosto de 2025, a BYD vendeu 8.610 carros na Alemanha, enquanto a Leapmotor ficou bem atrás, com apenas 3.536 unidades. Se olharmos para os elétricos, a diferença é ainda mais acentuada: 5.852 da BYD contra 3.088 da Leapmotor. Nos híbridos plug-in, o cenário se repete: 2.757 para a BYD contra apenas 448 da concorrente. Os dados da KBA mostram que a BYD realmente está na liderança nesse mercado.

E não é só isso! A BYD também mostrou que está superando outras marcas da Stellantis. A Alfa Romeo, por exemplo, vendeu apenas 5.226 unidades, com só 140 sendo elétricos. A Jeep, por sua vez, está na mira da BYD, com apenas 278 veículos de diferença nas vendas.

A linha de produtos da BYD na Alemanha é bem mais diversa. Eles têm modelos como o Dolphin, Atto 2 e 3, além do Seal, Sealion 7 e o Tang, todos com opções híbridas DM-i. Enquanto a Leapmotor tem se concentrado no urbano T03 e nos SUVs B10 e C10, com a promessa de novos lançamentos, como o hatch B05, a variedade da BYD é um trunfo que pode fazer a diferença.

Filosa, em suas declarações, pode ter se expresso de maneira um pouco confusa, talvez se referindo a métricas específicas ainda não divulgadas. Mas os números mostram claramente que a BYD está na frente, tanto em vendas totais quanto nos segmentos de elétricos e híbridos plug-in.

Se formos olhar globalmente, a diferença fica ainda mais chocante. No primeiro semestre de 2025, a BYD vendeu nada menos que 2.145.954 veículos, uma diferença quase dez vezes maior do que os 221.664 da Leapmotor. Isso demonstra a força da BYD no mercado internacional e os desafios que a Leapmotor terá que enfrentar para se estabelecer fora da China.

Vai ser interessante ver como essa disputa vai se desenrolar. É sempre legal ter concorrência saudável, e a evolução das vendas nos mercados internacionais vai mostrar quem realmente consegue se firmar fora de seu país de origem. Afinal, para nós apaixonados por carros, acompanhar essas movimentações é pura adrenalina!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo