No Recife (PE), conferência aberta discute saúde de trabalhadores por aplicativo, nesta terça (6)

Na tarde desta terça-feira, 6 de junho, acontece no centro do Recife uma Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador. O evento, com início marcado para as 14 horas, terá como foco principal os trabalhadores por aplicativo. Durante a conferência, serão discutidas propostas para melhorar as condições de trabalho e saúde dessa categoria, incluindo protocolos de saúde e segurança.
A conferência, que recebe o título “Não é só uma corrida, é a nossa vida: a saúde dos trabalhadores por aplicativo e os impactos atuais no SUS”, já conta com mais de 150 inscrições confirmadas. Quatro representantes serão eleitos durante o encontro — dois titulares e dois suplentes — para representar a categoria na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Pernambuco, que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de junho, em Ipojuca. Posteriormente, haverá uma etapa nacional programada para os dias 18 a 21 de agosto, em Brasília.
O evento contará com a presença de várias autoridades, entre elas a procuradora Vanessa Patriota da Fonseca, do Ministério Público do Trabalho, Paulo Lira, gerente de vigilância em saúde do trabalhador na Secretaria Estadual de Saúde, e o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo, além da vereadora Kari Santos e do entregador Rodrigo Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo em Pernambuco.
As discussões abordarão não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também questões como o acesso a direitos previdenciários, a fiscalização das plataformas digitais, os efeitos dos novos modelos de trabalho e o reconhecimento de vínculos trabalhistas. Outro ponto importante será a necessidade de envolver a categoria nos mecanismos de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes do início das discussões, será oferecido um almoço gratuito aos participantes inscritos, programado para ao meio-dia, no auditório do Sindurb, localizado na Rua Barão de São Borja, nº 218, na Boa Vista. O evento é uma iniciativa do Seambape, em parceria com a vereadora Kari Santos.