Honda Prelude, novo cupê baseado no Civic, é lançado

Houve um tempo em que os cupês de duas portas com tração dianteira eram uma presença constante nas prateleiras das montadoras. No Brasil, o Mitsubishi Eclipse foi um grande destaque, especialmente nos anos 90, tornando-se um verdadeiro sonho de consumo entre os fãs de carros esportivos.
Contudo, se olharmos para outras partes do mundo, como os Estados Unidos, a história foi meio parecida. Os tradicionais cupês foram dando lugar a SUVs, que, convenhamos, parecem dominar o mercado. Até a famosa Honda, que era uma das poucas que ainda mantinha essa tradição, aposentou modelos icônicos como os cupês do Accord e do Civic.
Mas a Honda resolveu ser diferente e manter a tradição viva. O novo Prelude, que já estava sendo preparado há mais de um ano, chega para sacudir o mercado dos esportivos. Essa sexta geração do Prelude não é só mais um modelo; é um retorno triunfante de um nome clássico.
Motor híbrido e suporte das feras
As primeiras gerações do Prelude eram versões mais ousadas do Accord. O novo modelo, no entanto, é um cupê híbrido, baseado na plataforma do Civic. Ele tem um sistema de dois motores elétricos que entrega 200 cv de potência, tudo isso sem contar com uma transmissão convencional. Se você já andou em um híbrido, sabe como eles podem surpreender na cidade.
O que é bem interessante é a suspensão dianteira de duplo eixo, como a do Civic Type R. Essa escolha promete minimizar aquele efeito de torque quando você acelera e dá uma curva, que muitos apreciadores de carros conhecem bem. E os bancos? Estão mais confortáveis e com acabamentos que fazem a diferença, especialmente para quem ama sentir o volante nas mãos.
A Honda não parou por aí. O Prelude traz o S+ Shift, um sistema que simula mudanças de marcha, mesmo sendo um CVT. É uma jogada inteligente, especialmente para quem gosta de um toque mais esportivo quando está no volante, não é mesmo?
Interior com estilo e conforto
Por dentro, o Prelude é um 2+2: tem espaço para quatro pessoas. A Honda garante que a parte de trás é razoável para pernas. Mas, atenção: a altura é meio limitada. Se você passa da barra dos 1,80 m, pode ter que dar um jeitinho para não encostar a cabeça no teto durante uma viagem longa.
Por outro lado, o porta-malas é bem amplo e tem uma abertura generosa, ideal para levar tudo que você precisa em uma viagem. Uma bicicleta com a roda da frente retirada ou aquelas malas grandes para longas férias? Sem problemas!
Virando a página
Ainda não temos os preços, mas a expectativa é que o Prelude chegue às concessionárias no outono do hemisfério norte. O que chama atenção é que ele promete ser uma opção esportiva mais empolgante que o Civic, tudo isso sem abrir mão da eficiência de um modelo híbrido.
Enquanto muitos achavam que os cupês estavam morrendo, o Prelude chega para mostrar que ainda há muito a ser escrito nesse capítulo do mundo automotivo.