BMW apresenta novo iX3 com 800 km de autonomia e inovação

Os primeiros carros da famosa Neue Klasse da BMW chegaram lá nas décadas de 1960 e 1970 e foram essenciais para moldar a identidade da marca que a gente adora hoje. Embora a BMW já estivesse em cena desde os anos 1920, foi com o sedã 1500, lançado em 1962, e o lendário 2002, de 1969, que a marca realmente se destacou e conquistou um lugar especial no coração dos apaixonados por automóveis.
Quando a BMW decide reativar um nome tão icônico, é sinal de que algo grande está por vir. E não é que a nova família Neue Klasse já estreou com força no Salão do Automóvel de Munique? O modelo iX3 surge como um dos carros mais importantes da marca em décadas.
O iX3 e a Plataforma Neue Klasse
Esse iX3 é o primeiro de uma nova leva de veículos que vai usar a plataforma Neue Klasse EV. Isso marca uma mudança significativa na estratégia da BMW, que antes combinava carros elétricos e movidos a combustão na mesma estrutura, como acontece nos modelos das Séries 4, 5 e 7. O incrível é que o iX3 vai dividir espaço com o atual X3 movido a gasolina.
E as expectativas para o iX3 são altas. O modelo 50 xDrive promete um alcance de 800 km, 470 cv de potência e um torque impressionante de 65,4 kgfm, tudo isso com dois motores elétricos. A bateria é de 115 kWh, e o preço inicial gira em torno de US$ 60.000, ou R$ 327,5 mil — um pouco mais caro do que o X3 a gasolina, mas com muito mais potência e eficiência.
Carregamento e Design
Os novos modelos da Neue Klasse são equipados com a primeira arquitetura de 800 Volts da BMW. Isso significa que o iX3 pode realizar carregamentos rápidos de até 400 kW, alcançando cerca de 426 km em apenas 10 minutos em um carregador rápido. Para quem já passou por uma situação de bateria às pressas, isso é uma mão na roda!
Visualmente, o iX3 é um charme. Ele tem um design que lembra os clássicos da Neue Klasse, mas com um toque moderno. Os faróis quádruplos e as grades altas e finas são detalhes que gritam BMW. Mesmo sendo um modelo elétrico, o iX3 mantém a essência de seus irmãos movidos a gasolina, com alguns toques de modernidade, como lanternas traseiras distintas ao invés das barras de luz interconectadas que estão tão na moda.
Interior e Tecnologia
No interior, a BMW fez algo realmente inovador. Esqueça os medidores tradicionais; agora, você encontrará uma tela ampla na base do para-brisa, onde aparecem as informações mais relevantes para dirigir. O sistema de infoentretenimento é baseado na nova interface da BMW, e a experiência ao volante promete ser bastante intuitiva.
“Ah, mas e o que não dá pra ver?” É aí que mora a mágica! O iX3 é o primeiro do tipo definido por software da BMW, uma abordagem que promete integrar várias funções em computadores mais potentes e compactos. Com isso, o veículo se torna mais eficiente e preciso na direção, tornando a condução uma experiência bem mais suave.
Eficiência e Performance
Os motores do iX3 foram desenvolvidos internamente pela BMW e são 40% mais eficientes em comparação aos antecessores. Assim, podemos esperar um carro que não só vai acelerar bem, mas que também é mais econômico. O desempenho é de impressionar: de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, com uma velocidade máxima de 240 km/h.
Na parte suspensão, a BMW não deixou a desejar. Com um eixo dianteiro do tipo MacPherson e uma traseira multi-link, a distribuição de peso parece estar bem equilibrada, com 48,6% na frente e 51,4% atrás. E você pode escolher rodas de 20, 21 ou 22 polegadas, dependendo do seu estilo.
E pra quem ficou curioso, a produção do iX3 vai acontecer numa nova fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria, com unidades saindo também nos Estados Unidos a partir de 2026. O futuro dos elétricos parece muito promissor!