Notícias Agora

CPMI do INSS solicita prisão preventiva de 21 indivíduos ao STF

Em meio a um ambiente tenso entre os membros do governo e da oposição, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tomou uma decisão significativa. A comissão aprovou o envio de um pedido ao Supremo Tribunal Federal para a prisão preventiva de 21 pessoas supostamente envolvidas em um esquema de fraudes, que incluía descontos indevidos nas aposentadorias e prisões.

O ministro André Mendonça, que é o relator do caso no STF, será responsável por decidir sobre a execução deste pedido. Entre os nomes que estão sendo alvos dessa investigação, destacam-se Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS.

O requerimento aprovado identifícou uma lista de indivíduos que devem ser investigados. Ao todo, 21 pessoas foram mencionadas, incluindo:

1. Andre Paulo Felix Fidelis
2. Eric Douglas Martins Fidelis
3. Cecília Rodrigues Mota
4. Virgilio Antonio Ribeiro de Oliveira Filho
5. Thaisa Hoffmann Jonasson
6. Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira
7. Alexandre Guimarães
8. Antonio Carlos Camilo Antunes
9. Rubens Oliveira Costa
10. Romeu Carvalho Antunes
11. Domingos Savio de Castro
12. Milton Salvador de Almeida Junior
13. Adelinon Rodrigues Junior
14. Alessandro Antonio Stefanutto
15. Geovani Batista Spiecker
16. Reinaldo Carlos Barroso de Almeida
17. Vanderlei Barbosa dos Santos
18. Jucimar Fonseca da Silva
19. Philipe Roters Coutinho
20. Mauricio Camisotti
21. Marcio Alaor de Araújo

O deputado Alfredo Gaspar, relator da comissão, ressaltou que os nomes dos primeiros vinte já estão devidamente relacionados nos documentos que tramitam no STF. Ele acrescentou que o nome de Marcio Alaor de Araújo foi incluído após uma menção feita por Eli Cohen, advogado que prestou depoimento à comissão recentemente.

Gaspar enfatizou que a CPMI tem a responsabilidade de formalizar o pedido ao ministro André Mendonça, relembrando que, se não houver justificativas claras para a prisão preventiva neste caso, isso indicaria uma falta de critérios adequados em qualquer situação similar no país. Essa afirmação reflete a seriedade com que a comissão está tratando a investigação e a importância de um posicionamento rigoroso diante de práticas que possam prejudicar o sistema previdenciário.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo