Citroën Basalt registra queda de 38% nas vendas em agosto

O Citroën Basalt é um SUV que chegou com um bom apelo no Brasil, sendo uma das opções mais acessíveis do mercado. Com preços começando na faixa de R$ 101.490, ele fica atrás apenas do Fiat Pulse, que inicia em R$ 99.990. Para você ter uma ideia, enquanto a versão básica do Basalt parte desse preço, o Volkswagen Tera 1.0 MPI já está custando R$ 105.990 após a fase promocional.
O ano de 2025 começou promissor para o Basalt. Em janeiro, foram contabilizadas 1.206 unidades vendidas, um aumento considerável de 42% em relação a dezembro de 2024. Fevereiro trouxe ainda mais boas notícias, com 1.701 unidades emplacadas. Março também manteve a boa maré, com 1.714 veículos vendidos.
Abril foi o ápice do modelo, batendo o recorde com 1.958 unidades vendidas. Maio não ficou muito atrás, com 1.873 unidades, mas em junho, as vendas caíram para 1.565. Julho trouxe um leve respiro, com 1.613 unidades comercializadas. No entanto, agosto foi um mês complicado, com o Basalt registrando apenas 991 unidades vendidas, uma queda preocupante de 38,6% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, já somam-se 12.621 unidades.
Na briga entre os SUVs cupês, o Fiat Fastback se destacou, vendendo 5.040 unidades em agosto, seguido pelo Volkswagen Nivus com 4.557. O líder geral dos SUVs, no entanto, foi o Toyota Corolla Cross, com 7.737 veículos vendidos no mesmo mês.
O Basalt é oferecido em duas motoriz ações: a versão de entrada traz um motor 1.0 Firefly aspirado flex, que entrega 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol. Esse motor é uma herança da parceria entre Citroën e Fiat. Para quem busca algo mais potente, há a opção do motor 1.0 turbo, que rendeu 130 cv.
Na parte de câmbio, a versão básica vem com uma transmissão manual de cinco marchas, enquanto as versões mais completas apresentam uma CVT com sete marchas simuladas. Isso significa que, dependendo do seu estilo de dirigir, você pode ter uma experiência bastante variada ao volante.
Em termos de consumo, o Basalt Feel 1.0 MT, já adaptado às novas normas do Proconve L8, oferece 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, números que caem para 9,2 km/l e 10,1 km/l quando abastecido com etanol. O tanque deles é de 47 litros, trazendo uma autonomia interessante.
Visualmente, o Basalt tem um tamanho que agrada. Com 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,58 m de altura, ainda proporciona um bom espaço interno. O porta-malas é bastante generoso, com 490 litros, ideal para aquele fim de semana com a família ou uma viagem mais longa.
Por falar em tecnologia, o modelo conta com uma central multimídia de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de uma câmera de ré e painéis digitais de 7 polegadas. Até as versões básicas oferecem um toque de conectividade e praticidade, mostrando que o Basalt não deixa a desejar nesse quesito.