Terra Nostra: edição especial alcança grande audiência

A reestrea da novela Terra Nostra, com Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, começou com bons resultados na programação da Globo. O primeiro episódio atingiu uma média de 12,9 pontos, com pico de 13,6 pontos e 30% de participação de audiência. Com isso, a trama se destacou como líder de audiência, superando suas concorrentes. A Record registrou 5,6 pontos, o SBT marcou 3,2, enquanto a Band e a RedeTV! tiveram 1,0 e 0,1 ponto, respectivamente.
Essa estreia mostra como Terra Nostra continua atraindo o público, já que seu desempenho foi superior ao de outras novelas que também estrearam nesse horário. Por exemplo, Cabocla começou com 11 pontos, O Cravo e a Rosa com 10, e Mulheres de Areia e Cheias de Charme iniciaram com 13 pontos cada. História de Amor, por sua vez, teve uma abertura com 14 pontos.
A Globo implementou mudanças na reprise para torná-la mais atrativa. Para isso, a novela passou por cortes significativos em trechos que eram considerados lentos, mantendo um ritmo mais ágil e evitando o que é conhecido como "período de barriga" — momentos em que a trama pode perder o interesse do público. Na versão original, esse problema foi notado na segunda metade da história, centrada em Giuliana, feita por Ana Paula Arósio.
Originalmente, Terra Nostra começou com índices de audiência acima de 50 pontos, mas viu suas médias caírem para menos de 44 pontos ao longo do tempo, refletindo a perda de ritmo da narrativa. Agora, a nova versão busca garantir uma consistência dramática ao longo de toda a história.
A previsão é que essa edição especial da novela tenha cerca de 150 capítulos, um número que deve manter o público engajado sem comprometer a narrativa. Com esse planejamento, a reprise de Terra Nostra deve ficar no ar até o primeiro trimestre de 2026.