Automotivo

Renault e Geely lançam primeiro motor GLP/GNV com injeção direta

Uma novidade quente no mundo automotivo chegou da Romênia: começou a produção em larga escala do primeiro motor de injeção direta movido a gás natural do planeta. O responsável por essa inovação é a Horse Technologies, uma empresa que surge de uma parceria entre o Grupo Renault e o fundo Geely, focada em desenvolver motores com baixa emissão.

O protagonista dessa história é o HR12 LPG, um motor turbo de três cilindros com 1,2 litros, que roda tanto com gasolina quanto com GLP (gás liquefeito de petróleo, conhecido aqui como GNV). O grande diferencial está na utilização da tecnologia de injeção direta no GLP, algo que não se via antes em motores de produção em massa. Isso pode colocar um sorriso no rosto de quem busca eficiência e sustentabilidade ao volante.

Tecnologia de ponta e eficiência ambiental

O HR12 LPG traz um sistema híbrido leve de 48 Volts. Isso significa que ele conta com um gerador de partida acionado por correia, que dá aquele empurrãozinho extra na hora da aceleração. Graças a isso, além de proporcionar um desempenho de 140 cv a 5.500 rpm e um torque de 23,4 kgfm a partir de 2.100 rpm, o motor também reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2. Se você tá pensando em economia na estrada, vale a pena dar uma olhada nisso!

Quando abastecido com gás natural, as emissões de CO2 caem 9% em comparação ao uso de gasolina. O sistema de combustível foi repensado completamente: há uma injeção direta especialmente projetada, um vaporizador eletrônico que controla a compressão com precisão e componentes mecânicos robustos. O tanque de GLP se posiciona onde normalmente fica o estepe, otimizando o espaço interno do carro.

Projetado para a Europa e além

Desenvolvido por engenheiros romenos nas cidades de Bucareste, Titu e Mioveni, o HR12 LPG já atende à norma Euro 6e e está pronto para os futuros padrões Euro 7. Ele sairá da linha de produção da Horse em Mioveni, que tem uma capacidade impressionante de 450.000 motores por ano.

Patrice Haettel, o CEO da Horse Technologies, comenta que o HR12 LPG é uma prova do compromisso com a inovação em propulsão. Ser o primeiro no mundo a implementar injeção direta de GLP em um motor de produção é, sem dúvidas, um passo significativo para quem acredita no potencial dos combustíveis alternativos.

Por que se trata de um avanço tecnológico?

Atualmente, nenhum outro motor de injeção direta para GLP é produzido em larga escala como o HR12 LPG. A maioria dos motores bicombustíveis ainda utiliza a injeção indireta, onde o GLP é misturado ao ar antes de entrar nos cilindros, o que acaba limitando a eficiência e o desempenho em comparação com a gasolina.

O HR12 é um marco tecnológico porque combina três inovações inéditas: injeção direta, sistema híbrido leve e produção em escala. Isso resulta em uma combustão mais precisa e otimizada, elevando a potência, a eficiência, e diminuindo o consumo e as emissões. É uma verdadeira revolução que pode mudar a forma como pensamos sobre motores a gás!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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