Ford Mustang: futuro elétrico ainda está distante

A transição para carros elétricos tem sido um pouco mais lenta do que muitos esperavam. É como se estivéssemos esperando por uma chuva, mas só caem algumas gotas. Isso é especialmente verdade nos Estados Unidos, onde mudanças nas políticas podem deixar as vendas ainda mais devagar. É por isso que a Ford decidiu deixar o Mustang movido a gasolina no ringue por mais um tempo, sem planos de trazer um elétrico tão cedo.
Recentemente, uma matéria do site Automotive News trouxe a informação de que a Ford vai continuar produzindo o Mustang a gasolina até pelo menos a década de 2030. Antes, a marca até cogitou um modelo elétrico, mas agora parece ter dado um passo para trás. Para quem ama o ronco do motor V8, essa notícia deve animar bastante.
E se você é fã do Mustang, já deve estar ciente de que o CEO Jim Farley foi bem claro sobre isso. Em maio de 2024, ele declarou: “Nunca faremos um Mustang totalmente elétrico.” Essa afirmação é clara e direta, lembrando do fiasco que foi a eletrificação apressada do Charger pela Dodge, que não saiu como o esperado. No fim das contas, o motor V8 sempre foi e provavelmente sempre será a alma do Mustang.
Farley insiste em manter o V8 vivo “enquanto Deus e os políticos nos deixarem”, mas isso não quer dizer que a Ford vai ficar parada. Eles estão explorando algumas opções de eletrificação para o Mustang. O CEO também mencionou que a montadora está testando trens de força com alguma eletricidade, que podem funcionar muito bem em um carro esportivo.
Por falar nisso, não espere um Mustang híbrido assim tão cedo. A última versão do carro, que chegou ao mercado no ano passado, deve nos acompanhar até a próxima geração, prevista para debutar na década de 2030. Mas convenhamos, um motor elétrico poderia trazer um empurrão extra no desempenho e na eficiência, não é? O V8 de 5,0 litros já entrega 507 cv na versão Dark Horse. Imagina só, um motor elétrico somando mais 100 cv ou mais? Seria um verdadeiro foguete!
Além disso, não podemos esquecer do poderoso Predator V8 de 5,2 litros, que gera impressionantes 826 cv no modelo GTD. Com um pouco de eletricidade, o Mustang poderia facilmente superar a barreira dos 1.000 cv. E, definitivamente, isso deixaria qualquer entusiasta com um sorriso no rosto enquanto acelera nas estradas.