Hyundai i30 de terceira geração é lançado no Brasil

Lembra do Hyundai i30? Ele chegou ao Brasil em 2010 pela CAOA e rapidamente se tornou um dos xodós do público. Em um mercado recheado de opções envelhecidas como Golf MK 4 e Astra, o i30 trouxe um ar de novidade que era muito bem-vindo na época. Afinal, quem não adora um hatch estiloso, não é mesmo?
O modelo se destacava com um motor 2.0, que oferecia uma boa dose de potência, suspensão traseira multilink, teto solar e até faróis com projetor. Naquele tempo, ele oferecia itens que não eram tão comuns na categoria, como um pacote opcional com seis airbags. A Hyundai estava realmente se reinventando, apostando em design e sofisticação.
Mas, como tudo na vida, as coisas mudam. Com a ascensão dos SUVs, o i30 se despediu do Brasil em maio de 2017, na sua segunda geração, que, apesar das melhorias, não conseguiu repetir o sucesso da primeira. E, cadê os i30 por aí? Esses carros ainda estão rodando, e uma loja multimarcas chamou a atenção recentemente, ao anunciar, no Instagram, duas unidades da terceira geração do i30.
Esses carros são de 2017 e vêm em uma combinação interessante de cores: um prata e um branco. Embora sejam versões intermediárias, com rodas de liga um pouco menores, eles ainda trazem um teto solar panorâmico e faróis full-LED, o que mostra que não estamos falando de opções simples.
Agora, se você está pensando em adotar um desses prateados, prepare a carteira! O i30 prata está saindo por R$ 110.890, com 7 mil quilômetros rodados, enquanto o branco tem um preço ainda mais salgado, R$ 120.000, mas com só 6 mil quilômetros. É um investimento, sem dúvida.
E para quem não conhecia o modelo, é bom lembrar que ele influenciou bastante a linha HB20, que se popularizou na mesma época. A Hyundai estava dando os primeiros passos em um mercado que estava mudando rapidamente e, pelo que parece, fez um bom trabalho.
Vale mencionar também que o i30 já foi visto por aqui em outras ocasiões. Em setembro de 2023, uma unidade branca foi flagrada sendo transportada em São Paulo. Havia a especulação de que fosse de uma frota interna da Hyundai ou do grupo CAOA. E a pergunta que fica é: como esses modelos chegaram ao Brasil? Até o fechamento dessa nota, não conseguimos resposta oficial sobre isso.
E se você achou que o i30 morreu, muito pelo contrário! O mercado de hatches esportivos está esquentando. Com competidores surgindo como o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R, a Hyundai poderia muito bem trazer o i30 N para o Brasil. Para quem não sabe, esse modelo é equipado com um motor 2.0 turbo, que entrega incríveis 276 cv e 40 kgfm de torque. Imagine o confronto com o Golf GTI, seria eletrizante!
Sem dúvida, o futuro desse hatch ainda pode ter muitas surpresas pela frente. E, se você é como eu, que adora um bom carro, fica a torcida para que a Hyundai traga mais novidades por aqui!