Automotivo

VW Golf R pode vir com motor 5-cilindros da Audi

Enquanto a Volkswagen se prepara para trazer de volta a icônica linha GTI ao Brasil, as expectativas estão altas, especialmente para a divisão R. Segundo informações da revista britânica Autocar, a montadora está trabalhando em um novo Golf R que promete ser ainda mais radical. A novidade pode vir com um motor de cinco cilindros, e a previsão é que chegue até o final da década.

E sabe qual é o grande trunfo dessa nova versão? Ela deve coincidir com o 25º aniversário do primeiro hot hatch da divisão R, que foi lançado lá em 2027. Isso também marca o encerramento do desenvolvimento de versões apenas a combustão na linha. Curiosamente, a ideia não é tão nova assim. Em 2020, já se falava da possibilidade de equipar o Golf com o poderoso motor EA855, que já faz sucesso no RS3. Naquela época, o plano não foi adiante por conta da Audi, que queria evitar concorrência interna.

Prototipagem à vista

Recentemente, alguns protótipos do Golf R começaram a aparecer nos testes em Nürburgring, trazendo um visual mais arrojado. E junto dele, um modelo camuflado do RS3. De acordo com nossos colegas do Motor1.com Alemanha, ambos os carros estão testando uma nova aplicação para o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, um verdadeiro sonho para os fãs.

O chefe da Audi Sport, Sebastian Grams, já comentou que o motor pode ser ainda mais potente sem depender da eletrificação. Para quem está curioso, mesmo com o aumento da cilindrada, o novo Golf R deve ganhar apenas 25 kg, beneficiado por melhorias no chassi e novos freios.

O poder do hatch

Se tudo se concretizar, esse Golf R pode se tornar o modelo mais potente da história da linha, ultrapassando facilmente os 400 cv. E pode vir equipado com uma transmissão DSG de sete marchas. Vale lembrar que a versão manual já foi descontinuada após a última reestilização.

Uma das inovações pode ser o diferencial traseiro com vetorização de torque, herdada do RS3, o que ajudaria esse Golf a alcançar o status de mais rápido em Nürburgring. Hoje, quem detém esse recorde é o Golf GTI Edition 50, com um tempo impressionante de 7min46s13 na pista.

Um investimento à altura

O preço desse novo Golf R com motor cinco cilindros promete ser um tanto elevado. Para ter uma ideia, a série limitada Golf R333, que conta com o motor 2.0 EA888, foi lançada na Alemanha por € 76.410 (cerca de R$ 412.600). Já o Golf R mais “comum” parte de € 55.540 (aproximadamente R$ 299.900).

A jogada da Volkswagen é interessante. Enquanto em muitos mercados, como Brasil e EUA, o RS3 só é vendido como sedã, o Golf R atende a quem busca um hatch de alta performance, uma peça ainda muito apreciada pelos puristas de plantão.

Um ciclo chega ao fim

Caso o novo modelo vá realmente à produção, ele representaria o auge da linha R a combustão, além de pôr um ponto final em um ciclo. O Golf Mk9 já está sendo anunciado como um carro 100% elétrico. A próxima geração deve chegar em breve, mas o Mk8 pode continuar firme até meados da década, o que abriria caminho para edições especiais.

Enfim, após a aposentadoria de ícones como o TT RS e o RS Q3, nada mais justo que proporcionar uma despedida à altura para o lendário motor de cinco cilindros. E se for com tração integral, câmbio DSG e mais de 400 cv num hatch, melhor ainda.

Quem não gostaria de sonhar com tudo isso na estrada?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo