Automotivo

Mercedes-AMG desenvolve novo V8 mais potente já em andamento

A Mercedes-Benz deu o que falar quando decidiu se afastar do poderoso motor “M177” e lançou o novo AMG C63 com um motor 4-cilindros híbrido. A galera que ama a tradição dos motores V8 ficou chateada, e, mesmo com boatos de que os motores de oito cilindros poderiam voltar, a verdade é que o sedã esportivo não vai retomar essa pegada tão cedo.

Mas calma! Tem novidade a caminho. A marca está testando um motor de combustão que promete ser incrível. É um “V8 eletrificado” com tecnologia de ponta, que deve estrear em 2027 e será a base para os modelos de desempenho que usam a plataforma AMG.EA.

Esse novo motor deve ser um sucessor do “M178”, que chegou ao mercado lá em 2014. Desde então, o V8 de 4,0 litros biturbo foi uma potência em diversos modelos, alcançando impressionantes 730 cv no AMG GT Black Series. Para ter uma ideia, o Aston Martin Valhalla usa uma versão desse motor, chegando a impressionantes 828 cv.

Com a Aston Martin já com motores a mais de 800 cv, não é surpresa que a Mercedes-AMG queira elevar ainda mais a potência do próximo V8. Steffen Jastrow, o diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, comentou que a nova versão terá mais potência do que o Black Series. Isso mesmo! Ele revelou que já definiram uma faixa de potência, e o limite superior deve ser superado.

Além disso, esse motor novo vai ser mais ágil e responder mais rápido ao pé do motorista. Isso é ótimo para quem já pegou um trânsito chato e sabe que um bom acelerador faz toda a diferença. Ele também será mais eficiente, atendendo às futuras normas Euro 7. Michael Schiebe, CEO da AMG, disse que espera que esse motor continue firme por vários anos.

E o atual motor V8 ainda tem seu espaço! O AMG GT Track Sport, que foi apresentado recentemente, deve usar uma versão atualizada do M177/M178. Schiebe deixou claro que muitos clientes ainda querem um V8 purinho, e por isso a AMG vai continuar a oferecer esses modelos enquanto houver essa demanda.

É difícil dizer se a próxima geração do Classe C trará o V8 de volta ao C63. O facelift do modelo atual ainda não foi lançado, mas a recepção do motor 4-cilindros foi mais fria do que esperavam. O chefe da AMG admitiu que perderam alguns clientes após essa mudança, e a ideia é que a tecnologia do motor de 2.0 litros poderia ter sido melhor explicada.

Aliás, vale lembrar que o V8 não será o maior motor a gasolina da Mercedes. O V12 vai permanecer por um bom tempo, principalmente no Maybach S-Class e no S-Class Guard. Com as regras de emissões cada vez mais rígidas na Europa, esse motor vai ser visto em “mercados selecionados”. E quem curte ainda mais carros exóticos, o V12 do Pagani Utopia também está por aí, mantendo viva a chama dos grandes motores.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo