Automotivo

VW T-Roc se renova e antecipa novos Nivus e T-Cross

As mudanças no mercado automotivo estão a todo vapor, e um exemplo disso é o novo T-Roc, que já está se provando um grande sucesso na Europa. Em 2025, esse SUV da Volkswagen já supera o icônico Golf em vendas, se tornando o segundo mais vendido da marca, perdendo apenas para o Tiguan. E sim, isso significa que na terra dos carros, os SUVs dominam!

Com tanta responsabilidade sobre os ombros, o T-Roc da nova geração precisava ser impressionante. E a expectativa era alta, já que a atual geração, lançada em 2017, mostrava sinais de “cansaço”. A boa notícia é que tive a oportunidade de conferir o novo modelo e vou contar se ele mantém o potencial para brilhar nas vendas.

Design que Chama a Atenção

Quem olhar para o novo T-Roc logo perceberá que o visual mudou bastante. A frente foi retrabalhada, se inspirando nos modelos elétricos da linha ID. e no novo Tiguan. Agora, o logotipo iluminado e a faixa de LED ligando os faróis são um verdadeiro charme. As linhas mais retas deram lugar a contornos mais suaves, que podem dividir opiniões.

É complicado não notarmos as críticas que a VW recebeu com os designs anteriores. Primeiro, a linha ID. ficou ofuscada pela falta de inspiração, depois vieram os Tiguan e Tayron com grades gigantescas. O T-Roc tenta unir essas duas vertentes de uma maneira que pode agradar, mas não é unânime.

Porém, olhando lateral e pela traseira, alguns traços do antigo T-Roc ainda estão presentes e isso traz um ar de continuidade. A moldura iluminada que ostenta o logotipo da VW é um detalhe que se destaca e conecta muito bem com as lanternas traseiras divididas em camadas 3D.

Aumento de Espaço e Conforto

Um dos aspectos mais notáveis é que o novo T-Roc cresceu! Para os amantes de carros que sempre se perguntam se os modelos estão ficando grandes demais, a Volkswagen decidiu adicionar 12 centímetros a mais no comprimento, totalizando 4,37 metros. Isso resultou em mais espaço tanto nas pernas dos passageiros quanto no porta-malas. Agora são 465 litros, um aumento que certamente ajuda em viagens ou nas compras do mês.

As rodas também ganharam destaque, agora podendo chegar até 20″. E para quem gosta de pequenos detalhes, as maçanetas ganharam iluminação, o que só acrescenta um toque de sofisticação.

Interior que Surpreende

Uma das promessas da VW era melhorar a qualidade do interior, e ao que tudo indica, elas foram feitas com sucesso. O T-Roc número 2 é mais refinado, deixando para trás o plástico duro de antigamente. Embora ele ainda esteja presente em alguns locais, a maior parte da cabine traz materiais mais agradáveis ao toque e à visão.

Um dos pontos altos é o revestimento em tecido no painel, algo que pode parecer simples, mas faz uma diferença incrível. E olha que 20% do plástico usado é reciclado. Importante, não é?

As maçanetas internas estão diferentes, com um acionamento horizontal que talvez demande um ajuste na sua memória muscular, mas deixa uma pegada bem moderna. E quem precisa de praticidade vai adorar os porta-copos ajustáveis no console central.

Tecnologia de Ponta

A parte tecnológica não ficou para trás. O novo T-Roc vem com uma central multimídia de 12,9 polegadas. Ao mesmo tempo, os comandos do ar-condicionado ainda estão integrados na tela, mas são intuitivos e respondem bem ao toque.

Agora, o painel de instrumentos digital de 10 polegadas e o head-up display são uma adição perfeita para facilitar a leitura das informações enquanto dirige. E para quem se preocupa com música, o sistema de som Harman Kardon vai fazer valer cada quilômetro rodado.

Inovações em Assistência

Outro ponto alto são as novas funcionalidades de assistência. O Travel Assist permitirá que o carro mude de faixa automaticamente com um toque. Além disso, o Emergency Assist se tornou mais esperto, podendo até estacionar automaticamente em situações críticas. Em resumo, o T-Roc se torna um carro que traz mais segurança nas estradas.

Novas Configurações de Motorização

E como se não bastasse, a Volkswagen está trazendo novidades na motorização. A grande sacada é a inclusão do sistema híbrido completo, uma primeira para a plataforma MQB. O novo T-Roc contará com configurações que vão de 136 a 170 cv, prometendo economia e uma direção elétrica mais eficiente.

A estreia do T-Roc 2025 está marcada para 28 de novembro na Europa e logo, logo deve chegar em outros mercados. Com toda essa evolução, está claro que a Volkswagen se prepara para manter a relevância do T-Roc na sua linha global e também no Brasil.

O novo modelo ficou mais atraente, confortável e tecnológico, sem esquecer do importante espaço. Resta saber como ele irá performar nas estradas do Brasil — mas com certeza será um carro a ser observado!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo