Fase da lua em 26 de agosto de 2025

Nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, a Lua está na fase Nova, apresentando apenas 8% de visibilidade no céu. Esta fase marcará o início de um novo ciclo lunar, que dura cerca de 29,5 dias, e que inclui as fases Crescente, Cheia e Minguante. A Lua Nova é caracterizada pela face iluminada do satélite estar voltada para o lado oposto da Terra, o que a torna invisível aos nossos olhos.
O ciclo lunar começa com a Lua Nova e, uma semana depois, no dia 31 de agosto, às 03h06, a Lua transitará para a fase Crescente. Durante este período, suas feições começam a aparecer gradualmente. A fase Crescente é seguida por duas fases intermediárias: o Quarto Crescente e a Crescente Gibosa, antes de chegar à Lua Cheia, quando o satélite está completamente iluminado e facilmente visível da Terra.
Para o mês de agosto, as fases da Lua são organizadas da seguinte forma:
– Lua Crescente: inicia em 1º de agosto, às 09h41.
– Lua Cheia: inicia em 9 de agosto, às 04h55.
– Lua Minguante: inicia em 16 de agosto, às 02h12.
– Lua Nova: ocorre em 23 de agosto, às 03h06.
– Lua Crescente: retoma em 31 de agosto, às 03h06.
A observação das fases da Lua tem um longo histórico de influência em diversas culturas, sendo um ponto de interesse tanto para astrônomos quanto para pessoas comuns. As fases da Lua são causadas pela variação da iluminação solar refletida na face que conseguimos ver da Terra.
Além das quatro fases principais, a Lua passa por quatro fases intermediárias que são:
– Quarto Crescente
– Crescente Gibosa
– Minguante Gibosa
– Quarto Minguante
Este ciclo contínuo, que origina o ritmo das fases da Lua, é um fenômeno natural e fascinante que continua a inspirar curiosidade em todo o mundo.