Notícias de Rondônia

Enem 2025: último dia para solicitar isenção da taxa é nesta sexta – Nacional

Os candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira, 2 de maio, para realizar a solicitação. O prazo foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 25 de abril.

Os pedidos devem ser feitos pela internet, na Página do Participante, utilizando o login do portal único de serviços digitais do governo, o Gov.br. É importante destacar que aqueles que participaram do Enem no ano passado, receberam a gratuidade, mas não compareceram à prova, também podem pedir isenção desde que justifiquem sua ausência na mesma página.

Quem pode solicitar a isenção?

O MEC estabelece que têm direito à isenção os candidatos que se enquadram nas seguintes situações:

  • Estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
  • Cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas integrais em instituições de ensino privadas;
  • Estão em situação de vulnerabilidade social e são integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo (CadÚnico);
  • Participam do programa federal Pé-de-Meia.

As justificativas aceitas para a falta nos dias do Enem de 2024 incluem eventos como assalto, acidente de trânsito, falecimento de um familiar, maternidade ou paternidade, mudança de endereço para acompanhar um familiar, privação de liberdade, emergência médica ou odontológica, e compromissos de trabalho ou escolares. Essas situações precisam ter ocorrido nos dias das provas, que foram realizadas em 3 e 10 de novembro de 2024, e nas datas de reaplicação, em 10 e 11 de dezembro de 2024.

Cronograma do Enem

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados no dia 12 de maio. Mesmo que a isenção seja aprovada, os estudantes ainda deverão se inscrever no Enem, com datas a serem divulgadas no edital do exame.

Se a justificativa ou o pedido de isenção for negado, os candidatos poderão interpor um recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final das contestações será conhecido em 22 de maio.

Participantes que não fizerem a solicitação de recurso ou tiverem seu pedido de isenção negado precisarão se inscrever conforme as orientações que serão divulgadas no futuro edital do Enem 2025. Nesse caso, o pagamento da taxa de inscrição será necessário para garantir a participação. O valor da taxa ainda não foi definido, mas, na edição anterior, foi de R$ 85. No último Enem, cerca de 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos conseguiram isenção da taxa.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo