Enem 2025: último dia para solicitar isenção da taxa é nesta sexta

Os estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 devem solicitar esse benefício até as 23h59 de sexta-feira, dia 2 de maio. A prorrogação do prazo foi anunciada pelo Ministério da Educação em 25 de abril.
Os pedidos devem ser feitos pela internet, acessando a Página do Participante com login no Gov.br. Vale lembrar que estudantes que se inscreveram no ano passado, faltaram aos dias de prova e desejam fazer o exame novamente sem custos também precisam seguir esse prazo. Além disso, eles devem justificar sua ausência pela mesma plataforma.
### Quem tem direito à isenção
O Ministério da Educação (MEC) especifica que têm direito à isenção:
– Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025.
– Aqueles que completaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada.
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
– Participantes do programa federal Pé-de-Meia.
### Justificativas para ausência
Para quem faltou ao Enem de 2024, é necessário apresentar justificativas que podem incluir:
– Assalto ou furto
– Acidente de trânsito
– Falecimento na família
– Maternidade ou paternidade
– Mudança de domicílio para acompanhamento de familiar
– Privação de liberdade
– Emergências médicas ou odontológicas
– Compromissos de trabalho ou escolares
É importante ressaltar que essas ocorrências devem ter ocorrido nos dias das provas regulares (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).
### Cronograma
Os resultados das justificativas e dos pedidos de isenção serão divulgados em 12 de maio. Caso a isenção seja confirmada, o estudante ainda precisará se inscrever no período que será anunciado no futuro edital do Enem 2025.
Se o pedido de isenção ou a justificativa for negada, o estudante poderá recorrer entre os dias 12 e 16 de maio, e o resultado final desse recurso será divulgado em 22 de maio. Os participantes que não entrarem com recurso ou tiverem o pedido de isenção reprovado precisarão realizar a inscrição conforme o edital, e posteriormente deverão pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação.
Embora o valor da taxa de inscrição para 2025 ainda não tenha sido anunciado, na edição de 2024, ela foi de R$ 85. Dos 4,3 milhões de inscritos confirmados no último Enem, 63,6% foram isentos do pagamento da taxa.