Galã português faz estreia em Dona de Mim, na TV Globo

Ator Português José Maria Estreia em Novela da Globo
O ator português José Maria, de 34 anos, realiza um sonho antigo ao estrear na televisão brasileira. Nesta semana, entre os dias 18 e 22 de agosto, ele faz sua estreia na nova novela das 19h da TV Globo, chamada “Dona de Mim”. José Maria interpreta Deco, um tatuador enigmático com um passado complicado, que retorna à vida de Nina, interpretada por Flora Camolese.
Em sua trajetória, Deco e Nina tiveram um relacionamento intenso quando ela ainda morava em Portugal. A jovem acaba fugindo repentinamente para o Brasil, levando a máquina de tatuagem de Deco, o que faz com que ele decida procurá-la. No entanto, suas intenções não são tão claras: ele deseja recuperar a máquina ou existe algo mais envolvido na fuga de Nina? O ator adianta que, além de tatuador, Deco também se envolve em tráfico de drogas, prometendo muitas confusões durante a trama no Brasil.
José Maria, que prefere ser chamado de Zé Maria, é o filho mais novo de um casal que está junto há quase 40 anos. Ele cresceu em Lisboa e desde criança mostrou interesse pelas artes. Começou no teatro escolar e, ao longo dos anos, participou de várias peças e produções para as principais emissoras em Portugal, como SIC e TVI.
Para se aprofundar na atuação, estudou no renomado Lee Strasberg Film and Theatre Institute, em Nova York, a escola que formou grandes nomes do cinema, como Al Pacino e Marilyn Monroe. Agora, ele se lança na teledramaturgia brasileira, um passo que sempre desejou.
Além da formação em artes, José Maria possui graduação em Administração e é mestre em Finanças pela Cass Business School, em Londres. Após trabalhar nessas áreas em Lisboa, ele decidiu seguir sua verdadeira paixão pela atuação. Sua última apresentação foi em Viena, na peça “Só eu tenho a chave dessa parada selvagem”, que aborda a vida do compositor Stravinsky e do bailarino Nijinski.
O ator expressa sua grande paixão pelo teatro, cinema e televisão, e mencionou que sente a necessidade de viver outras vidas através de seus personagens. Ele lembrou de uma frase de uma atriz brasileira, que disse que o ator é tão apaixonado pela vida que viver só uma não é suficiente; é preciso viver outras no palco e na tela.
Desde jovem, José se mostrou fascinado pelo Brasil, tendo viajado por diversas regiões, desde as Cataratas do Iguaçu até Jericoacoara. Sua conexão com a cultura brasileira é forte, especialmente porque sua mãe viveu entre São Paulo e Santos por oito anos. Ele se sente em um “país irmão” e elogia a diversidade e grandeza da cultura brasileira, afirmando que o Brasil é fascinante em suas diferentes expressões artísticas.
Atualmente, ele reside no Rio de Janeiro e está encantado com a recepção que tem recebido na cidade. "Estou muito feliz por me sentir tão em casa no Rio", comenta. Ele sente que a energia do lugar é única, quente e criativa.
Com a estreia se aproximando, José Maria exprime entusiasmo e determinação. "Estou sendo muito bem acolhido por toda a equipe da novela. Espero que o público se conecte com meu personagem Deco. E, quem sabe um dia, possa alcançar o nível de reconhecimento artístico de grandes nomes como Tony Ramos e Antônio Fagundes, que são grandes referências para mim", finaliza o ator.