Notícias

Membro do Clã Díaz é detido ao exibir armas na fronteira com MS

Um jovem de 19 anos, identificado como Óscar Daniel Ávalos Díaz, foi preso na tarde desta quinta-feira (1º) em Yby Pytã, um distrito no Paraguai, próximo às cidades de Paranhos e Sete Quedas, a cerca de 327 quilômetros de Campo Grande. Ele é membro do Clã Díaz, um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas, sequestros e assassinatos entre o Brasil e o Paraguai.

A operação que resultou na prisão de Óscar foi realizada em conjunto pelo Batalhão de Inteligência Militar e o Departamento de Antissequestros da Polícia Nacional paraguaia. Sua captura ocorreu depois que as autoridades identificaram o suspeito em uma foto nas redes sociais, onde ele estava posando com armas de grosso calibre. Óscar não resistiu à prisão quando foi abordado.

Ele tinha um mandado de prisão em aberto por associação criminosa e estava ligado a crimes como tráfico de drogas, extorsão e homicídios encomendados, que são atividades frequentemente associadas ao Clã Díaz. Esta organização tem uma presença forte na região de fronteira e é acusada de cultivar e traficar maconha, além de extorquir comerciantes e produtores rurais.

Desde o começo do ano, 11 membros do Clã Díaz foram detidos. No entanto, outros ainda estão foragidos, incluindo Diego Díaz Méndez, irmão de Cristino Díaz, o ex-líder do grupo, que foi morto em 2024.

Após sua prisão, Óscar Ávalos será levado para uma unidade do Ministério Público em Curuguaty, sob escolta do Comando de Operações de Defesa Interna da Polícia Nacional do Paraguai. As autoridades continuam a vigiar as atividades do Clã Díaz, que é considerado um grupo altamente perigoso devido ao seu armamento e estrutura criminosa.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo