Volkswagen Polo tem crescimento de 10% e lidera em julho

O Volkswagen Polo passou por uma repaginada na linha 2026 e agora está disponível em apenas três versões, reduzindo bastante a oferta — antes eram sete opções. E para quem achava que o hatch estava perdendo espaço, com a chegada do novo Tera, a verdade é que o Polo ganhou um bom fôlego, principalmente por conta do programa Carro Sustentável do Governo Federal.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Polo Track, que é o carro de passeio mais vendido do Brasil, continua bombando nas vendas. Olha só: nas duas últimas semanas de julho, as vendas cresceram 101% em comparação ao mesmo período de junho. E o movimento nas concessionárias também deu um salto, com um aumento de 59% nas visitas para conhecer o modelo.
Com esses números, a Volkswagen conseguiu liderar o mercado no varejo em julho, colocando três modelos entre os cinco mais vendidos: Nivus em 2º lugar, Polo em 3º e o novo T-Cross na 5ª posição. Isso tudo considerando que o programa de incentivo e o maior Feirão de Fábrica do Brasil estão de vento em popa, oferecendo condições especiais para vários modelos da linha.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Até o final de julho, o Polo acumulou impressionantes 10.417 unidades emplacadas, representando um crescimento de 9,6% em relação ao mês anterior. E no total do ano, ele já soma 67.621 unidades vendidas, só perdendo para a Fiat Strada no ranking geral de 2025.
Dá uma olhada no desempenho do Polo mês a mês:
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
- Janeiro: 5.801 unidades
- Fevereiro: 7.961 unidades
- Março: 8.120 unidades
- Abril: 10.932 unidades
- Maio: 12.911 unidades
- Junho: 11.492 unidades
No primeiro semestre de 2025, segundo a Fenabrave, o Polo foi o carro mais vendido do país. Ao todo, 57.217 unidades. O T-Cross ficou em segundo com 44.532, já o Fiat Argo seguiu de perto com 44.469, e o Hyundai HB20 contabilizou 36.875 emplacamentos.
A versão Track do Polo possui um motor 1.0 de três cilindros aspirado, não é turbo. Com gasolina, ele alcança 77 cv e 9,6 kgfm de torque; e com etanol, são 84 cv e 10,3 kgfm. O câmbio é manual, com cinco marchas. Quem já pegou uma estrada legal com essa versão sabe como ele se comporta bem — é uma opção bem acessível para quem precisa de um carro prático.
Por outro lado, as versões Sense e Highline trazem o mesmo motor 1.0 de três cilindros, mas com turbo e injeção direta. Isso faz a potência subir para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, enquanto o torque é de 16,8 kgfm, sendo igual para qualquer combustível. Nesse caso, o câmbio é automático de seis marchas, super confortável para o dia a dia. E, convenhamos, quem passa muito tempo no trânsito dá valor a um câmbio que “entenda” suas necessidades.
Confira os preços do Volkswagen Polo 2026
- Track: R$ 84.445
- Sense: R$ 107.990
- Highline: R$ 120.240
Com todos esses lançamentos e as condições especiais, o Polo mostra que ainda tem muito para oferecer no mercado brasileiro. É um hatch que mantém seu charme e eficiência, e quem sabe, um test drive pode ser a chave para uma nova experiência ao volante.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE