Notícias de Rondônia

Conselho Diretor da AROM suspende eleições e convoca auditoria externa para avaliar os últimos 5 anos – Geral

O Conselho Diretor da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) decidiu cancelar as eleições previstas para o dia 27 de maio. A medida foi adotada em decorrência de contestação por parte do prefeito de Vale do Anari, Charles Gomes, em relação à prestação de contas já aprovada pelo Conselho Fiscal da entidade. Para esclarecer a situação, foi autorizada a contratação de uma auditoria externa, que deverá emitir um parecer sobre as contas da AROM nos últimos seis anos.

O presidente do Conselho Diretor, ex-prefeito Hildon Chaves, confirmou que o vice-presidente, Marcélio Brasileiro, ficará responsável por acompanhar o trabalho da auditoria. A Resolução 003/2025 foi adotada em resposta ao pedido de Charles Gomes, que levantou sérias acusações sobre contratos terceirizados e ameaçou divulgar notas fiscais que poderiam comprometer alguns dirigentes da AROM. A auditoria irá investigar todos os contratos desde a gestão da ex-prefeita Gislaine Clemente até a administração de Hildon Chaves, incluindo também o período em que Charles atuou como diretor-geral.

Durante a Assembleia Geral Ordinária, que tinha como objetivo a prestação de contas do ano fiscal de 2024, Charles Gomes questionou a adequação do parecer do Conselho Fiscal, considerando-o insuficiente. Diante de suas manifestações, o presidente Hildon Chaves decidiu suspender a Assembleia e proceder com a auditoria completa das contas, abrangendo os últimos cinco anos.

Além das questões financeiras, uma disputa pelo controle da AROM começou a se intensificar no início deste ano. Um grupo de prefeitos, em oposição a Hildon Chaves, tentou destituí-lo do comando da entidade, especialmente após mudanças em cargos CLT que eram ocupados com indicações políticas. Hildon buscou implementar uma gestão mais técnica, o que desagradou o grupo que apoiava a candidatura de Charles Gomes. Para evitar conflitos mais graves, Hildon decidiu marcar uma eleição durante o Rondônia Rural Show e esperava aprovar suas contas antes disso. Com a insatisfação do prefeito Charles em relação aos balancetes, a auditoria foi convocada, levando à suspensão das eleições até a conclusão dos trabalhos.

Assim, a AROM atravessa um período de tensão, com a expectativa de que a auditoria ofereça clareza e transparência nas questões financeiras que envolvem a entidade e seus dirigentes.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo