GM revela condições para relançar o Camaro no mercado

O Chevrolet Camaro, ícone dos muscle cars, deu sua última volta em 2023. A última unidade produzida foi um ZL1 1LE manual, fabricado em Lansing, Michigan. Embora tenha havido algumas promessas sobre um possível retorno, o futuro desse belo carro continua incerto. Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet, deixou no ar que “não é o fim da história do Camaro”, mas, por enquanto, só temos especulações.
Desde essa despedida, pouca coisa mudou. Um plano para trazer o Camaro de volta foi apresentado, mas a ideia foi rejeitada pela direção da GM. O motivo? As vendas não estavam acompanhando as expectativas financeiras. E quem dirige sabe que, assim como na pista, as contas precisam fechar.
É interessante notar que o Camaro já esteve em situações semelhantes no passado. Produzido entre 1967 e 2002, ele sobreviveu a crises e à concorrência com carros importados. Depois, voltou em 2010, com um visual que remete aos clássicos dos anos 60 e 70, mas a sexta geração, que entrou em cena em 2015, encerrou sua trajetória em 2023.
As vendas, no entanto, tiveram um desempenho decepcionante. De mais de 70 mil unidades vendidas nos EUA em 2016, o número despencou para apenas 5.859 em seu último ano. Uma queda bem significativa para um carro que já foi sinônimo de potência e estilo.
Apesar dos desafios, a Chevrolet ainda não fechou todas as portas. Mark Reuss, presidente da GM, falou que o Camaro poderia retornar, mas com requisitos específicos. “Beleza, funcionalidade e diversão ao dirigir” são essenciais, disse ele. E, sem dúvida, quem já pegou a estrada em um Camaro sabe o quanto esses fatores contam.
A competição também sente a mudança no mercado. O segmento de muscle cars está encolhendo, com o Mustang Mach-E, um SUV elétrico, vendendo mais do que o próprio Mustang convencional em 2024. Isso mostra uma tendência de que a demanda por esportivos tradicionais está diminuindo, ainda que o Mustang tenha recuperado terreno no primeiro semestre de 2025.
Rumores indicam que o Camaro poderia voltar como um sedã elétrico de quatro portas em vez de um SUV, mas até então, nada disso saiu do papel. O presidente da GM já expressou sua curiosidade em trazer o modelo de volta, mas a questão de preço também pesa. Enquanto o Mustang mais em conta está por volta de US$ 33.610, o Camaro se despediu custando a partir de US$ 32.495.
Se o Camaro ressurgir, o mais provável é que mantenha a tradição dos motores a combustão. A GM está ciente de que o público ainda não está pronto para abraçar totalmente os esportivos elétricos. E a rival Dodge também não está parada. A fabricante está desenvolvendo uma versão elétrica do Charger, mas ao mesmo tempo se mantém firme na produção de motores potentes.
Muitos fãs de carro ainda acreditam que o amor pelos motores V8 não acabou. Afinal, quando se fala em dirigir um muscle car, a emoção e a adrenalina são inigualáveis!