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Volkswagen Tera ou Fiat Pulse: qual oferece melhor custo?

O novo Volkswagen Tera chegou para dar aquele toque de emoção na briga pelos SUVs compactos de entrada. Enquanto o Fiat Pulse já está bem estabelecido nas ruas, o Tera entra com um design arrojado, várias versões e um preço que, de cara, chama atenção.

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O Pulse, que chegou à linha 2026 com algumas mudanças sutis, agora conta com uma nova grade e a opção de teto solar panorâmico — um item bem interessante para quem curte dar uma voltinha quando o sol aparece. Só que ele vem com um acréscimo de R$ 4.990. A versão mais cara do italiano, a Impetus T200 Hybrid AT, sai por R$ 146.990. Vale lembrar, a versão esportiva Abarth T270 AT, que custa R$ 157.990, não entra nesse comparativo.

Por outro lado, o Volkswagen Tera já entra no jogo mirando alto: quer desbancar até o Polo. E a verdade é que o preço ajuda, já que mesmo na versão topo de linha ele parte de R$ 139.990. Agora, bora dar uma olhada nas diferenças entre eles, ponto a ponto.

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Volkswagen Tera x Fiat Pulse: O Visual em Foco

Quando o assunto é design, o Volkswagen Tera e o Fiat Pulse apresentam propostas bem distintas. O Tera vem com uma estética mais moderna e ousada. Enquanto isso, o Pulse mantém sua identidade, mas com algumas atualizações que mostram que ele não ficou parado no tempo.

O Tera se destaca com faróis de LED afilados, uma grade menor e uma traseira que chama atenção, com lanternas interligadas por uma barra preta — uma solução já vista em modelos como o Nivus e o T-Cross. Ele traz um visual que, se você gosta de cores vibrantes, vai adorar o vermelho Hypernova.

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O Fiat Pulse, por sua vez, passou por um leve facelift, trazendo elementos que combinam com a nova linguagem da marca. A frente agora tem detalhes verticais e uma grade que lembra a pegada do Fastback, bem interessante!

Espaço e Conforto: Qual é o Melhor?

No quesito dimensões, o Volkswagen Tera mede 4,15 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, com um entre-eixos de 2,57 m. O porta-malas, que acomoda 350 litros, vem sem divisórias, mas com revestimento bacana e uma luz auxiliar, o que ajuda bastante no dia a dia.

Já o Fiat Pulse é um pouco mais curto, com 4,10 m, mas é mais alto (1,57 m). Ele possui o porta-malas com capacidade de 370 litros, garantindo um espaço a mais para suas compras ou aquele passeio no fim de semana.

Para quem leva a família, o Tera pode ser mais confortável nos bancos traseiros, principalmente pelo seu entre-eixos maior. O espaço na segunda fila é bom e lembra bastante o que encontramos em Nivus e Polo.

Preços: Tudo a seu Favor?

Nos preços, o Pulse parte de R$ 98.990 na versão Drive 1.3 manual e vai até R$ 146.990 na top de linha. Por sua vez, o Tera começa a partir de R$ 99.990 na versão básica, mas esse valor promocional foi apenas para as 999 primeiras unidades. Depois, o preço subiu para R$ 103.990, e a versão mais cara, High, é vendida por R$ 139.990.

ModeloVersãoPreço (R$)
Fiat PulseDrive 1.3 MT98.990
Drive 1.3 AT111.990
T200 AT116.990
Impetus T200 Hybrid AT146.990
Volkswagen TeraMPI MT99.990 (104.990 após 999 unidades)
High139.990

Motorização e Desempenho No Volante

O Fiat Pulse leva vantagem na variedade de motores. O modelo começa com o 1.3 Firefly, que rende até 107 cv e é oferecido com câmbio manual ou CVT. Já a versão 1.0 turbo T200 entrega 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com CVT.

O Tera, por outro lado, inicia com o motor 1.0 MPI de 84 cv, que tem um desempenho modestíssimo. Na versão TSI, ele sobe para 116 cv com 16,8 kgfm, disponíveis com câmbio manual ou automático de 6 marchas. Em acelerações, o Pulse é mais ágil, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, enquanto o Tera faz isso em 10,1 segundos (manual) e 11,7 s (automático).

Consumo Amigo do Bolso

Em termos de consumo, o Pulse híbrido leve roda até 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, enquanto o modelo com motor 1.3 também apresenta bons números, cerca de 12,1 km/l na cidade. O Tera MPI consegue 13,2 km/l na cidade, enquanto o TSI automático fica em 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. A diferença é pequena, porém, o Pulse se destaca com suas versões híbridas.

Equipamentos: Quem Oferece Mais?

O Pulse já chega bem equipado na versão básica, com quatro airbags, ar digital, central multimídia de 8,5” e controle de tração. Nas versões mais potentes, ele ainda inclui frenagem automática, carregador por indução e até teto solar.

O Tera também não decepciona, iniciando com seis airbags, central de 10,1”, e piloto automático. Nas versões High, ganhará ar-condicionado digital e assistentes de condução.

Ambos os SUVs trazem bons itens, mas a escolha pode depender do que você mais valoriza em um carro.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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