Automotivo

China: o último reduto dos sedãs no mercado global

O mercado automotivo global tem um grande parceiro de peso: a China. Esse país não só importa e exporta, mas também é um dos líderes no desenvolvimento de carros eletrificados e tecnologias avançadas, como a direção autônoma. Por aqui, a gente percebe como tudo isso influencia o nosso dia a dia na estrada.

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É interessante notar que, mesmo com a ascensão dos SUVs, certos tipos de carroceria ainda fazem sucesso por lá. Modelos como o VW Santana e outros sedãs clássicos foram fundamentais para o crescimento da indústria chinesa, que está no jogo há pouco mais de 40 anos. Esses carros, que poderiam ter desaparecido em outras partes do mundo, continuam firmes nas ruas chinesas.

Metade das vendas globais

Os dados de 2024 mostram que a China – incluindo Hong Kong e Taiwan – representa mais da metade das vendas globais de sedãs, com incríveis 7,89 milhões de unidades vendidas. Apesar do crescimento devagar, os sedãs seguem sendo vistos como símbolos de status. Aqui, quem tem um sedã está mostrando sua posição na sociedade, o que faz com que as marcas se esforcem em manter uma oferta robusta desses modelos.

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Enquanto os fabricantes europeus e norte-americanos diminuem ou até encerram a produção de sedãs, na China a história é diferente. Com uma cultura que valoriza muito a imagem, os sedãs ainda conquistam o coração do consumidor.

Se olharmos as vendas, nossos amigos do norte, como EUA e Canadá, ficam atrás com 2,63 milhões de unidades vendidas. Já na Europa, eles amam hatchbacks e SUVs, ficando em uma quinta posição com vendas bem menores.

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A Toyota continua na liderança

Na briga entre os fabricantes, a Toyota se mantém no topo, vendendo quase 2 milhões de sedãs em 2024. Modelos como Corolla e Camry continuam a ser os preferidos, mas a popularidade dos SUVs da marca começou a impactar as vendas dos sedãs. Para se ter uma ideia, as vendas da Toyota caíram 7% nesse segmento.

Por outro lado, as chinesas estão voando! A BYD, por exemplo, ficou em terceira posição com 1,51 milhão de sedãs vendidos, um crescimento impressionante de 78%! Outras marcas como Geely e Changan também mostraram resultados positivos, aumentando suas vendas de forma significativa.

Assim, enquanto alguns modelos continuam a brilhar nas estradas, outros mostram que o mercado está mudando e se adaptando às novas tendências de consumo. É bem legal acompanhar como as marcas se reinventam e quais modelos se destacam – afinal, o que importa é a experiência ao volante e como cada carro se adapta ao nosso estilo.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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