Huawei Stelato S9T tem autonomia de até 801 km na China

A Huawei está dando um passo interessante no mundo automotivo com sua marca Stelato. Eles anunciaram novidades sobre o S9T, uma station wagon elétrica que deve ser lançada em setembro na China. A ideia é fortalecer a presença da marca no desafiador mercado de veículos elétricos de alto padrão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O S9T é baseado no sedã Stelato S9 que saiu em agosto de 2024. Com um porte respeitável de 5,16 metros de comprimento e 2 metros de largura, essa perua é feita para impressionar. Além disso, o entre-eixos de 3,05 metros garante um bom espaço interno, ideal para quem gosta de rodar com a família ou amigos. O visual é de encher os olhos, com quatro portas e capacidade para cinco ocupantes.
Versões e Autonomia
A S9T virá em duas versões: uma 100% elétrica (EV) e outra híbrida, chamada EREV, que é um elétrico com extensor de autonomia. Para a versão elétrica, a Huawei usou uma bateria NMC de 100 kWh, o que proporciona uma autonomia impressionante de até 801 km — isso no ciclo chinês CLTC. Quem faz muitas viagens sabe como é bom não ter que parar toda hora para recarregar.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Já para a versão EREV, a ideia é ainda mais interessante. Ela terá um motor a combustão de 118 kW que atua como gerador, portanto, não será responsável por propulsão direta. Dependendo da opção de bateria — 37 kWh ou 53,4 kWh — a autonomia elétrica pode chegar a 354 km, e se você combinar isso com o extensor, dá para chegar a impressionantes 1.305 km. Isso sim é liberdade na estrada!
Performance
Ambas as versões elétricas terão opções de tração traseira (RWD) ou integral (AWD). A versão RWD entrega 227 kW de potência, permitindo que o carro alcance até 210 km/h. Agora, se você optar pela AWD, adiciona um motor dianteiro de 158 kW, totalizando 385 kW (ou 516 cv). Para quem aprecia um pouco de adrenalina, esses números falam alto.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tecnologia e Conectividade
No quesito segurança e tecnologia, a S9T não decepciona. Ambas as versões contarão com o sistema avançado de assistência ao condutor da Huawei, o ADS 4.0. Esse sistema é bem robusto, com 32 sensores, incluindo quatro lidars, cinco radares 4D e 11 câmeras externas. Quem já rodou em áreas urbanas sabe como a tecnologia pode fazer a diferença em momentos de trânsito intenso.
Números e Concorrência
Embora a capacidade do porta-malas ainda não tenha sido divulgada, a S9T está com grandes expectativas. Ela pretende ampliar a linha premium da Stelato, que começou com o sedã S9, que tem um preço em torno de 399.800 yuan, o que equivale a cerca de US$ 55.700.
E não estamos sozinhos nesse mundo de elétricos. Outras marcas, como a Tesla e a Geely, também estão investindo forte em modelos que prometem mais autonomia e tecnologia. O mercado está fervendo, e vai ser interessante ver como a Stelato se posiciona nessa competição.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE