AutomotivoNotícias Agora

Carro zero a R$ 67 mil: quais marcas aderiram ao novo programa do governo

A guerra pelo consumidor brasileiro nunca foi tão sangrenta. Após o governo federal decretar o programa “Carro Sustentável” e zerar o imposto dos carros populares, a Fiat e a Renault não perderam tempo e partiram para o massacre, anunciando descontos tão brutais que fizeram o mercado tremer. Contudo, a Volkswagen, atual líder de vendas, não assistiu à carnificina de braços cruzados e lançou um contra-ataque feroz, dando início a uma batalha de preços que não se via há anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O resultado é um cenário de “liquidação” nas concessionárias, a melhor oportunidade em muito tempo para quem sonha com um carro 0km. Modelos que custavam mais de R$ 80 mil agora podem ser encontrados na casa dos R$ 60 mil, uma queda que parecia impossível há poucas semanas.

Enquanto isso, gigantes como a Chevrolet e a Hyundai, que também aderiram ao programa, mantêm um silêncio suspeito, preparando suas armas para entrar na briga. Mas quem saiu na frente nessa guerra? Quais são os carros com os maiores descontos? E o que esperar das outras marcas?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O primeiro sangue: Fiat e Renault esmagam a tabela

A Fiat e a Renault foram as primeiras a entender o jogo e agiram com uma velocidade e agressividade impressionantes. Elas não apenas repassaram a isenção do IPI, como adicionaram bônus de fábrica para aniquilar a concorrência e quebrar a barreira psicológica dos R$ 70 mil.

  • Fiat Mobi Like: A marca italiana promove a campanha “Grande Chance Fiat”. O Mobi de entrada, que custava R$ 80.990, agora sai por R$ 67.990, um desconto absurdo de R$ 13.000.
  • Renault Kwid Zen: A francesa foi ainda mais longe. O Kwid Zen, que tinha preço de R$ 80.690, está sendo vendido por R$ 67.290, uma facada de R$ 13.400 no preço original.

Veja mais: Renault Kwid tem desconto de até R$ 13.400 com Carro Sustentável

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O contra-ataque da Volkswagen

A líder de mercado não podia ficar para trás. A Volkswagen respondeu com uma campanha de “IPI em dobro” e aplicou descontos generosos em vários modelos, inclusive naqueles que não se enquadram no programa do governo.

  • VW Polo Track: O carro mais vendido do Brasil teve seu preço reduzido de R$ 95.790 para R$ 87.845.
  • VW Saveiro Robust: A grande surpresa. A picape de entrada, que não tem direito ao benefício, recebeu um desconto de fábrica de quase R$ 21 mil, e agora pode ser encontrada por R$ 88.687. É a prova de que a guerra é total.

Veja mais: Vai trocar de carro? Aposte naqueles que vão ficar mais barato; confira

O silêncio da GM e da Hyundai: o que vem por aí?

Enquanto as três gigantes trocam tiros, a General Motors (Chevrolet) e a Hyundai, que também aderiram ao programa com seus modelos Onix, Onix Plus e HB20, ainda não divulgaram oficialmente suas novas tabelas de preços.

A expectativa do mercado é que o anúncio seja feito a qualquer momento. A pressão sobre elas é imensa. Para competir com os preços do Kwid e do Mobi, a Chevrolet e a Hyundai serão forçadas a oferecer descontos igualmente agressivos para seus modelos de entrada.

O recado para o consumidor é claro: a hora de comprar um carro popular é agora. Pesquise, compare as ofertas e prepare-se para negociar, pois as montadoras estão em uma batalha sangrenta pela sua preferência, e quem mais ganha com isso é o seu bolso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo