BYD Song Plus, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross na Fipe

A corrida entre os SUVs médios aqui no Brasil está mais acirrada do que nunca! Com a chegada do Renault Boreal, essa disputa ganha um novo e poderoso competidor. O Boreal foi apresentado recentemente em São Paulo, no icônico Parque do Ibirapuera. Ele será fabricado em Curitiba e chega ao mercado em 2025, mas os preços ainda são um mistério.
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A expectativa é que o Boreal se posicione entre os SUVs que custam entre R$ 180 mil e R$ 220 mil. Esse é um espaço dominado por algumas das opções mais populares do país. Equipado com um motor 1.3 turbo flex que entrega até 163 cv e com bons 4,60 metros de comprimento, o Boreal promete ser uma mistura de robustez e um design que chama a atenção, além de tecnologia de ponta, incluindo sistemas de assistência à condução.
Mas e aí, quais desafios o Boreal terá que enfrentar no mercado? Embora existam muitos concorrentes, três modelos se destacam como adversários diretos: o BYD Song Plus, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
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BYD Song Plus: tecnologia e eletrificação como diferenciais
O primeiro grande desafio vem da China, com o BYD Song Plus. Esse SUV híbrido plug-in já se consolidou como um dos líderes na eletrificação no Brasil. E não é só por causa do motor. O acabamento interno é primoroso, com materiais de qualidade e um pacote tecnológico que impressiona.
A central multimídia tem uma tela rotativa de 15,6 polegadas, um head-up display, e até teto panorâmico. O conjunto mecânico, por sua vez, garante 235 cv de potência, resultado da combinação de motor a combustão e propulsor elétrico. A concorrência com o Song Plus vai exigir do Boreal algo mais para conquistar aquele consumidor que não abre mão do convencional.
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Jeep Compass: a força de uma marca consolidada
O segundo adversário que o Boreal terá que encarar é o tradicional Jeep Compass. Este SUV é um dos mais vendidos do Brasil, e a fama não vem à toa. Com um motor 1.3 turboflex que entrega até 176 cv, o Compass é sinônimo de confiabilidade e versatilidade.
A montagem de opções é abundante, e o Compass não se limita a ser apenas bonito — ele também traz tecnologia avançada, como assistentes de condução semiautônomos. Para o Boreal, conquistar espaço nesse segmento onde o Compass brilha é uma tarefa desafiadora.
Toyota Corolla Cross: confiança e revenda como trunfos
Por último, mas não menos importante, temos o Toyota Corolla Cross. A reputação da Toyota pesou muito aqui; o Corolla Cross é conhecido por sua mecânica confiável, baixo custo de manutenção e um ótimo valor de revenda.
Disponível nas versões flex e híbrida, ele também se posiciona na mesma faixa de preço que o Boreal, entre R$ 180 mil e R$ 219 mil. E, olhe, a Toyota não pisa no freio: sempre dá um jeito de atualizar o modelo com novidades visuais e um foco constante em eletrificação. Para a Renault, enfrentar o Corolla Cross não é só sobre ter um bom carro, mas também sobre construir uma confiança duradoura com o consumidor.
O desafio é entrar no jogo e se manter competitivo
Com a estreia do Renault Boreal, a marca francesa entra em um confronto direto com três gigantes do mercado. A simples oferta de um motor competente ou tecnologia de ponta não vai bastar; será necessário mostrar que o Boreal é uma opção viável, com um pós-venda bem estruturado e competitivo.
Escolher o Brasil como palco para o lançamento mundial indica que a Renault está buscando destaque e está consciente da relevância desse segmento no país. A corrida está só começando, e vai ser interessante ver como o Boreal irá se sair nesse cenário competitivo.
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