Notícias Agora

Crescimento de fraudes de emprego: dicas para se proteger

Com a busca por empregos se tornando cada vez mais difícil, um número crescente de pessoas está sendo enganado por fraudes de trabalho que prometem remuneração atraente por tarefas simples realizadas online. Essa informação foi divulgada por órgãos de proteção ao consumidor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essas fraudes geralmente começam com mensagens inesperadas por SMS ou WhatsApp, enviadas por um “recrutador”. Os golpistas investem tempo para estabelecer uma relação de confiança com a vítima antes de tentar obter dinheiro dela. Este tipo de abordagem pode parecer inocente, mas tem se mostrado eficaz.

Dados mostram que as perdas financeiras devido a golpes relacionados ao trabalho aumentaram mais de três vezes entre 2020 e 2023. Nos primeiros seis meses de 2024, essas perdas ultrapassaram 220 milhões de dólares. Os chamados “gamified job scams”, que prometem pagamento por tarefas de maneira divertida, correspondem a uma porção significativa desse aumento. Cerca de 20 mil pessoas relataram ter caído nesse tipo de golpe somente na primeira parte de 2024, contra apenas 5 mil durante todo o ano de 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, especialistas afirmam que esses números podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas não fazem boletim de ocorrência ou notificações sobre suas experiências com esses scams. Apenas 4,8% das vítimas reportam os casos.

Os golpes geralmente têm início com mensagens inesperadas de supostos recrutadores oferecendo trabalho online. Os golpistas afirmam que é possível ganhar um bom dinheiro realizando tarefas como “otimização de produtos” ou “impulsionamento”, que podem envolver a curtida de vídeos ou a avaliação de imagens de produtos. Embora essas “atividades” prometam lucros em forma de “comissões” por clique, o que acontece na realidade é que os ganhos apresentados são falsos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo, a plataforma requisita um depósito de dinheiro da vítima, frequentemente em criptomoedas, para que ela possa continuar suas atividades e retirar os “ganhos” que, na verdade, não existem. Ao depositar, a pessoa acaba perdendo seu dinheiro de verdade, sem receber qualquer retorno.

Esses golpistas costumam mirar em indivíduos vulneráveis, como pessoas recém-chegadas ao mercado de trabalho, aqueles que ficaram fora dele por um período prolongado (como donas de casa que estão retornando ao trabalho) e imigrantes, que podem ter dificuldades com o idioma e não conhecer o ambiente profissional local. Muitas vezes, essas fraudes apresentam entrevistas fáceis ou nenhuma entrevista, prometendo trabalho remoto e início imediato. Os golpistas frequentemente fazem elogios, fazendo a vítima sentir que suas habilidades estão sendo reconhecidas.

É importante estar atento e saber identificar as fraudes baseadas em tarefas. Algumas dicas incluem:

– Ignorar mensagens genéricas e inesperadas sobre oportunidades de trabalho, independentemente do quão específicas ou elogiosas elas sejam.
– Nunca pagar para receber um salário ou conseguir um emprego. Essa exigência é um sinal claro de que a oportunidade é uma fraude.
– Desconfiar de empregados que prometem pagamento por avaliações ou likes sem um método legítimo para apresentar os produtos ou serviços que estão sendo avaliados.

Com um cenário econômico incerto, a vulnerabilidade das pessoas em busca de emprego aumenta, fazendo com que algumas aceitem empregos que, a princípio, parecem duvidosos. É fundamental ter cuidado e estar bem informado para evitar cair em armadilhas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo